Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Cia. Jovem de Dança na Semana pra Dança 2024 – Campo Grande (MS)

Atividade já realizada.

Data: 04 de outubro (sexta-feira)

Horário: 20h30

Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo – Teatro Aracy Balabanian – Rua 26 de Agosto, 453 – Centro, Campo Grande (MS)

Entrada gratuita – Ingressos disponíveis para retirada gratuita na bilheteria do Teatro meia hora antes do início do espetáculo

Sinopse: A Cia. Jovem de Dança, corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), participa da Semana pra Dança 2024, em Campo Grande (MS), da qual deverão participar cerca de 90 atrações. Para a programação, a Cia. Jovem irá apresentar o seguinte repertório: “Hu.ga” e “Mulher Jovem com Olhos Fechados”, ambas coreografias de Alex Soares, diretor artístico da companhia, e “Dança pra Lua”, de Ivan Bernardelli. Com as últimas, o grupo concorre na edição 2024 e foi vencedor como melhor espetáculo do Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Confira os detalhes do programa:

“Hu.ga”

Coreografia: Alex Soares

Assim como para nós a palavra “saudade” não tem uma tradução precisa em outras línguas, a expressão dinamarquesa “hygge” (pronuncia-se “hu-ga”) também não pode ser traduzida. Uma possível tentativa de se explicar é a de um conceito que pode ser próximo a de aconchego, ou a sensação de se estar em um ambiente agradável, um estado de intimidade da alma. E para cada dinamarquês esse estado íntimo é algo muito específico. Esse modo de viver está ligado, também, ao fato de os dinamarqueses serem considerados um dos povos mais felizes do mundo. Assim, este trabalho é uma tentativa de traduzir em imagens o sentimento “hygge” e ressaltar as diferenças e pontos de encontro entre este entendimento por parte dos dinamarqueses e também por nós brasileiros.

“Mulher Jovem com os olhos fechados, c.1890”

Coreografia: Alex Soares

Inspirado nas esculturas de terracota e na vida pessoal de Camille Claudel , o dueto – que leva o nome de uma escultura de Claudel – tenta capturar a contradição de sentimentos que a artista experimentou em vida como raiva, desaprovação e rejeição em um ambiente artístico predominante masculino em contraposição com a sensualidade, ruptura de padrões, amor ao corpo humano e emoções profundas que Camille Claudel imprimia de forma única em suas esculturas feitas em mármore ou bronze.

Coreografia indicada na Categoria Dança – Coreografia/Criação pelo Prêmio APCA 2024

“Dança pra Lua”

Coreografia: Ivan Bernardelli

Mitos da lua aparecem em muitas culturas. No Brasil, tais mitos teriam recebido influência dos povos indígenas, das mitologias da lua presentes nas tradições bantu e iorubá e das mitologias latinas, influenciadas por narrativas que compuseram as bases das festividades pagãs – e também religiosas – na península ibérica. “Dança pra Lua” é um espetáculo de sagração deste astro mágico, a partir de um trabalho coreográfico marcado pela circularidade, repetições, ciclos, mandalas, loopings e
espelhamentos – circularidade multidimensional do espaço, do tempo, do ritmo e do movimento, em busca de uma atmosfera cênica que evoca aspectos de delírio e transe, tão presentes nos ritos que celebram os mitos.

Coreografia premiada na Categoria Dança – Melhor Espetáculo pelo Prêmio APCA 2024

Além da apresentação, a Cia. Jovem de Dança de Jundiaí irá promover uma oficina de ballet Clássico, ministrada pela assistente de direção, Andrea Thomioka. A atividade gratuita será no dia 05 de outubro (sábado), das 14h às 16h, também na Sala Conceição Ferreira do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A atividade é gratuita.

Data: 04/10/2024

Horário: das 20:30 às 22:00

Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo - Teatro Aracy Balabanian
Rua 26 de Agosto, 453 - Centro