Encontro “EnfrentaMedo SuperAção”, com Alessandra Haro e curso de Eventos da Fatec
Atividade já realizada.
Data: 24 de março (segunda-feira)
Horário: das 9h30 às 11h30
Local: Sala São Paulo-Minas de cinema do Espaço Expressa (avenida União dos Ferroviários, 1760 – antigo Complexo Fepasa)
Mediação: Alessandra Haro (professora, diretora e produtora cinematográfica)
Realização: Curso Superior de Eventos – Fatec Jundiaí
Apoio: Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí, Neo Tech Empresa Jr., Instituto Mulungu e NETS – Núcleo de Pesquisa de Tecnologia e Sociedade
Entrada gratuita – por ordem de chegada (90 vagas)
Sinopse: O evento “EnfrentaMedo SuperAção” é uma alunos do Curso Superior de Eventos da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, em comemoração ao Mês da Mulher e que tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre os desafios, violências, desigualdades das mulheres no cenário contemporâneo e possíveis caminhos para enfrentar e transformar a realidade atual, reforçando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Igualdade de Gênero, que busca garantir oportunidades justas para todas as meninas e mulheres.
A programação conta com a exibição de três curtas metragens: “Na minha sopa não”, de Mirela Kruel; “Como ela faz?”, de Tatiana Vilella; e “Carne”, de Camila Kater. Já a mediação ficará por conta de Alessandra Haro, professora, diretora, produtora cinematográfica e cofundadora do Instituto Mulungu. Além dos curtas haverá intervenções culturais e homenagens. O evento é orientado e promovido pelas disciplinas de Relações Públicas, da professora Adriana Perroni Ballerini, e de Oratória, do professor e coordenador Galileo Schioser.
A iniciativa faz parte do Programa de Extensão e Cultura (PEC), da Fatec Jundiaí, que tem o objetivo de realizar atividades de extensão acadêmica voltadas à educação profissional e às práticas de sustentabilidade com o intuito de envolver o público interno e externo.
Confira as sinopses dos curta-metragens apresentados:
Na minha sopa não
Duração: 5’41”
Direção: Mirela Kruel
– O curta-metragem apresenta a história de uma mulher que, ao chegar em casa, começa a preparar uma sopa. Enquanto isso, ouve os sons que chegam do apartamento dos vizinhos. À medida em que percebe uma situação de violência doméstica, precisa decidir como agir.
Como ela faz?
Duração: 21’21”
Direção: Tatiana Vilella
– Discute a equidade de gênero no Brasil através da rotina de 12 mulheres. Entre as principais personagens estão a deputada Tabata Amaral, a filósofa Djamila Ribeiro, a jogadora Cristiane Rozeira, a diarista Carla Dias e Maite Schneider, fundadora da transemprego.
Carne
Duração: 1’29”
Direção: Camila Kater
– Documentário de animação brasileiro de 2019 apresenta depoimentos de cinco mulheres explorando questões sobre a violência e a dominância masculina.

Quando
Data: 24/03/2025
Horário: das 09:30 às 11:30
Onde
Local: Espaço Expressa
Av. União dos Ferroviários , 1760 - Jundiaí/SP
Jundiaí - São Paulo
CEP 13201-160