Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Férias na Cultura – “Maria e os Insetos”, da Cia. Delas de Teatro

Atividade já realizada.

Programação gratuita de ‘Férias na Cultura’ e ‘Do Poly para as crianças’ – Jundiaí Cidade das Crianças

Data: 29 de janeiro (domingo)

Local: Teatro Polytheama

Dramaturgia e idealização: Cia. Delas de Teatro

Classificação: Livre

Duração: 55 minutos

Gênero: Infantil

Elenco: Fernanda Castello Branco, Julia Ianina e Paula Weinfeld

Direção de Arte: Mira Haar

Trilha Sonora Original: Arthur Decloedt

Iluminação: Wagner Freire

Direção de Produção Geral: Cecília Magalhães

Direção Geral: Thaís Medeiros

Sinopse: No final do século 17, uma mulher decide explorar sozinha as enigmáticas florestas tropicais do Suriname. Lá ela encontra calor, umidade, plantas exóticas e… insetos! O que para alguns era motivo de repulsa, para ela era material de pesquisa. Seu olhar e paciência em acompanhar o processo de metamorfose das borboletas revolucionou a maneira como esses animais foram compreendidos. A vida de Maria nos fala sobre determinação, coragem e persistência.

A criação da encenação e dramaturgia do espetáculo foram feitas a partir de duas linhas: a vida de Maria Sybilla Merian, suas reviravoltas, desafios e criações; e a vida invisível dos insetos tornada visível pelo trabalho e pela imaginação de Maria. Hoje, mais do que nunca, se sabe da importância dos insetos para a manutenção de qualquer ecossistema. E infelizmente sua gradual diminuição vem preocupando muitos cientistas. A habilidade da cientista e ilustradora ao retratar detalhes em seus desenhos em oposição ao tamanho real dos insetos que ela observava cria uma relação interessante de inversão de perspectiva que foi explorada em cena.

A concretude do trabalho da entomologista está no palco: a persistência, a resiliência diante dos desafios, o talento para registrar artisticamente esse trabalho, a atenção e observação apuradas. Maria, atenta ao maravilhoso mundo que observa, também parece brincar com o lúdico, seus desenhos, que podem ter parecido vir de sonhos malucos, possibilitaram que muitos pudessem enxergar o que antes era invisível.

Ingressos: Entrada Gratuita (distribuição pela plataforma Sympla e na bilheteria do teatro a partir das 10h30 do dia 28 de janeiro. Cada interessado pode retirar até dois ingressos);

Data: 29/01/2023

Horário: das 16:00 às 16:55

Local: Teatro Polytheama
Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro