Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

“Senhora X, Senhora Y”, com a Damas Produções (Classificação: 14 anos)

Classificação indicativa: 14 anos

Data: 23 de agosto (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)

Apresentação: Damas Produções

Sinopse: Sob o pretexto de representar a peça A mais forte, de August Strindberg, duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe: elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo?

A peça trata de diversos temas que rodeiam a realidade da mulher em suas diversas fases de vida: expectativas de comportamento, maternidade, sexualidade, violência de gênero, entre outros. Leva para a cena o debate de questões relevantes relacionadas à ampliação dos direitos da mulher e da lésbica, da perspectiva de como a construção do feminino se dá na relação entre mulheres, com a sedimentação de valores (sociais, estéticos, filosóficos) que impedem o pleno desenvolvimento da consciência do ser mulher e preservam para ela um lugar de subalternidade, reflexões tão importantes em tempos em que os índices de feminicídio e violência doméstica, infelizmente, cresceram.

Direção Geral e Dramaturgia: Silvana Garcia

Rua Barão de Jundiaí, 1093
Jundiaí - São Paulo
CEP 13201010