Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

“Somos todos Chico Rei”, do Núcleo Preto de Artes Afrodiaspóricas

Atividade já realizada.

Data: 20 de julho (sábado)

Horário: 16h

Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)

Apresentação: Núcleo Preto de Artes Afrodiaspóricas

Sinopse: A peça traz a emocionante jornada do monarca africano cujo legado ecoa nas montanhas de Ouro Preto, Minas Gerais. Este espetáculo revela a saga de Chico Rei, um homem-rei que emergiu da África e conquistou sua liberdade, bem como a de seus companheiros, através da alforria adquirida com o ouro extraído das minas. “Somos Todos Chico Rei” não é apenas uma peça teatral, mas uma celebração da diversidade e da nobreza das comunidades afrodiaspóricas. O espetáculo propõe um Chico Rei coletivo, permitindo que as crianças se identifiquem e se vejam como realeza. Quem são os reis e rainhas negros em suas vidas? Quais figuras ocupam posições de poder e dignidade em seu meio? Estas são as reflexões que o grupo propõe ao público a explorar.

O espetáculo conta com a colaboração especial da pesquisadora e diretora musical Amanda Melissa, cujo mestrado explorou a narrativa de Chico Rei e sua influência no Reinado do Alto da Cruz, em Ouro Preto. Sua pesquisa, junto com o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, do Alto da Cruz de Ouro Preto, fundamenta a montagem e dramaturgia do projeto, que foi contemplado no Edital Paulo Gustavo da Unidade de Gestão de Cultura de Várzea Paulista.

Produzido pelo Núcleo Preto de Artes Afro-Diaspóricas, um grupo de teatro composto exclusivamente por artistas negros de Várzea Paulista e Jundiaí, o espetáculo busca não só entreter, mas também servir como catalisador para o estudo e resgate de figuras importantes da história nacional afrodiaspórica.

Ingressos à venda tanto nas bilheterias do Teatro Polytheama e do Centro das Artes, quanto na internet, por meio da plataforma Sympla.

Data: 20/07/2024

Horário: das 16:00 às 17:30

Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes
Rua Barão de Jundiaí, 1093