Vernissage da exposição “desIGUAL”, de Thays Leonel
Atividade já realizada.
Classificação indicativa: 12 anos
Data: 29 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
Artista: Thays Leonel
Curadoria: Giovanna Trevelin
Apresentação da abertura: DJ Julia Günther
Sinopse: Contemplada pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC) em 2023 para circulação, a mostra “desIGUAL” chega a Jundiaí com mais de 40 obras da artista Thays Leonel, que “chamam atenção para os limites e negligências que permeiam as vidas das mulheres”, como conta a curadora Giovanna Trevelin.
Thays parte da revolta diante da impossibilidade de plena existência social feminina, chamando atenção para os limites a elas impostos. Com uma equipe de produção 100% feminina, a artista enfatiza: “arte sobre nós, e por nós”, questionando também a presença ínfima de mulheres nos acervos dos museus.
“desIGUAL” aborda principalmente as desigualdades entre os sexos e suas intersecções com raça e classe, a falta de representatividade das mulheres na esfera pública e suas consequências, além das violências estruturais sofridas por elas, tanto físicas quanto emocionais.
Entre estatísticas e sensações, “desIGUAL” é uma experiência que traz reflexões e pretende funcionar como uma semente de transformação social. Com curadoria de Giovanna Trevelin, a exposição é um convite à inquietação.
A abertura terá a DJ Julia Günther, trazendo um set especial de músicas femininas.
Tendo já passado por Itapetininga e Tatuí, a exposição estará ainda no primeiro semestre de 2024 no FAMA Museu em Itu.
Período de exposição: de 01 a 17 de março
Quando
Data: 29/02/2024
Horário: das 19:00 às 20:30
Onde
Local: Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro.
Jundiaí - São Paulo
CEP 13207-060