Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí

Confira a programação completa da temporada 2024

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) é um corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Criada em 2011, por iniciativa da então Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra era um antigo anseio da população jundiaiense que passava a ser atendido pela administração municipal. Por meio de seu programa contínuo e crescente, a Orquestra visa à formação de público e a facilitar o acesso à arte no Município.

A OSMJ trouxe duas importantes novidades na temporada 2022. A primeira delas é a chegada dos instrumentos das famílias de sopro e percussão, que se uniram aos de corda presentes desde a sua formação, o que a tornou uma orquestra sinfônica.

Outra importante novidade foi a criação, além de seu grupo de músicos profissionais solistas de câmara, de um Núcleo de músicos bolsistas, com foco na formação de jovens músicos.

Tendo à sua frente, como regente e diretora artística, a maestrina Claudia Feres, a Orquestra tem se firmado como um conjunto promissor, tanto pela excelência de seus músicos quanto pelo repertório de seus concertos, consolidando-se a cada nova temporada como um notável agrupamento camerístico dentro do cenário musical da música erudita brasileira.

A orquestra apresenta uma programação que contempla obras importantes para o repertório dos grandes compositores da música clássica, uma parcela da produção de compositores brasileiros, música barroca e programas originais, tendo como temática a música popular.

Além das apresentações no Teatro Polytheama, a OSMJ tem realizado apresentações em diversos palcos da cidade, com as participações especiais também de músicos convidados e dos demais corpos artísiticos municipais.

Mesmo durante a pandemia de Covid-19, a OSMJ não interrompeu seus trabalhos, mostrando bastante inovação e criatividade também em uma temporada virtual. Entre as iniciativas, como forma de prestação de serviço à população e a criação de conteúdos artísticos de qualidade, a OSMJ disponibilizou diversas playlists, como Música em Casa, #tbt10anos, Rádio OMJ, Beethoven (em homenagem aos 250 anos do nascimento do compositor alemão), entre outras.


Ficha Técnica

Solistas de Câmara (profissionais)

  • Violinos
    Pedro Juliano Delarole, spalla
    Marcos Henrique Scheffel, chefe de naipe
    Andrielly Cristine Campos
    Paulo Lucas Moura da Silva
    Maria Emilia Paredes
    Valdiner Rossi
  • Violas
    Gabriel Marin, chefe de naipe
    Glaucia Chignolli
    Valter Eiji Kakizaki
  • Violoncelos
    Alceu Reis, chefe de naipe
    Fernanda Monteiro
    Mayara Alencar
  • Contrabaixos
    Thiago Hessel, chefe de naipe
    Alex Eduardo Dias

Núcleo de bolsistas

Bruna Caroline de Souza
Giancarlo Corraini
Laura Heldt Tranche
Mateus Messias
Rodolpho Bernardes
Samuel Queirós
Thaisa Galdino Gomes
Thalita Silva Chaves

Regente e diretora artística
Claudia Feres

Assistente de direção artística
Fábio Vianna

Arquivista
Silvia Carla Garcia

Orientador musical
Otávio Piola

Estagiária
Josiany Santos

Produção
Heloísa Oliveira
Carol Reto
Giovanna Baraldi
Luana U
Renata Campos


Currículo da regente e diretora artística
Claudia Feres tem Master of Music pela Northwestern University e já esteve à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica Nacional da Ucrânia, entre outras. Foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, da Orquestra Jovem de Heliópolis e regente-adjunta da Orquestra Sinfônica de Santo André.

Também esteve à frente da Orquestra Filarmônica de Mulheres – AVON Women in Concert, ao lado de Barbara Hendricks e Kiri Te Kanawa e foi idealizadora dos Concertos Matinais – Londrina, Concertos Astra e Música e Cidadania – Jundiaí. Atualmente é diretora artística da Escola de Música de Jundiaí e da OMJ, onde atua como regente desde 2011.


Confira as fotos da OSMJ