Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Acervo Digital

Em caráter experimental, alinhado com as Políticas Públicas Culturais, o Arquivo Histórico Municipal, órgão do Departamento de Museus da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), disponibiliza neste ambiente parte de seu patrimônio documental permanente para consulta e download de documentos, segmentados nos seguintes períodos – Coleção Colonial, Coleção Imperial e Coleção Republicana. Todo o acervo encontra-se hospedado na plataforma SISMU, com fase de testes definida até Junho de 2024.

Com o propósito de preservar e democratizar o acesso ao Arquivo Histórico, este acervo digital poderá ser acessado por professores, alunos, pesquisadores, acadêmicos e pelo público em geral, a partir de consulta remota, utilizando-se de dados como: palavra-chave, título dos documentos, datas ou até mesmo visitando a Coleção a que pertence.

Coleção Colonial (1657-1822)

Integram a Coleção Colonial as Atas da Câmara Municipal, Traslados de Cartas de Data, Livro de Diligências Policiais, Óbitos de pessoas escravizadas, Ordens Régias, Livros Caixas de Órfãos, entre outros.

Em sua grande maioria, tais documentos foram produzidos pela Câmara Municipal de Jundiaí. Em seu conjunto, agregam informações sobre quilombos, povos originários, escravizados, Leis Ordinárias, Testamentos e Inventários.

Acesse o acervo completo de Coleção Colonial

Coleção Imperial (1822-1889)

Integram esta Coleção Atas da Câmara Municipal, Livro de Registro da Cadeia, Usanças, Patentes, Livro-Caixa, Livros de Registro de Óbitos do Cemitério Nossa Senhora do Desterro, Editais, entre outros.

Acesse o acervo completo de Coleção Imperial

Coleção Republicana (desde 1889)

Além das Atas da Câmara Municipal, fazem parte desta coleção o Livro de Atas da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Paróquia de Jundiaí, Atas do Tribunal do Júri, Livros de Registros de Óbitos do Cemitério da Rocinha (Vinhedo), Atas de Reunião do Conselho Consultivo Municipal, entre outros.

Acesse o acervo completo de Coleção Republicana

Hemeroteca

Nesta fase de disponibilização do Acervo Digital, integram esta coleção os arquivos completos da Revista Sultana. Até o final do primeiro trimestre de 2024, serão disponibilizadas toda a coleção do Jornal de Segunda e de revistas e periódicos do século 20.

Um dos destaques para a consulta a esta Coleção é a funcionalidade de pesquisa por palavra-chave contida no texto.

Acesse o acervo completo de Hemeroteca