Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Osesp Itinerante

A turnê itinerante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) chega a Jundiaí neste domingo (07) e realiza no Teatro Polytheama um concerto com entrada gratuita às 17h. O espetáculo trará repertório composto por peças de Beethoven (como as Sinfonias nº 2 e nº 4) e de Saint-Saëns (como sua Suite para Violoncelo e Orquestra), e será regido por Ricardo Bologna, tendo como solista Jin Joo Doh.

O projeto “Osesp Itinerante” é uma promoção da Fundação Osesp, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e com apoio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Criada em 1954, a Osesp é uma das mais importantes orquestras da América Latina, tendo participado com turnês em diversos festivais em todo o mundo. Já o projeto “Osesp Itinerante” surgiu em 2008 com a ideia de promover apresentações musicais de alta qualidade artística e difundir e democratizar o acesso à música clássica, por meio de série de atividades musicais gratuitas no interior e na capital paulista, onde promove concertos regulares na Sala São Paulo e na capital paulista.

Nesta turnê de novembro a orquestra foi dividida em dois blocos, com dois regentes e duas solistas, com oito apresentações programadas entre os dias 04 e 07 de novembro, em teatros do interior paulista, entre os quais o Teatro Polytheama.

Os ingressos gratuitos (dois por pessoa) poderão ser retirados a partir das 10h30 desta sexta-feira (05) na bilheteria do Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro), bem como na Internet, pela plataforma Sympla. Serão disponibilizados para essa apresentação 650 ingressos respeitando os limites de ocupação previstos pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Osesp
Criada em 1954, é uma das mais importantes orquestras da América Latina. Desde 2020, tem o suíço Thierry Fischer como seu Diretor Musical e Regente Titular, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, pela norte-americana Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira.

Confira os breves currículos do regente e da solista que participarão do concerto:

Ricardo Bologna
Dono de intensa atividade como solista e camerista em concertos pelo Brasil e exterior, Ricardo Bologna é Timpanista Solista da Osesp e professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP. De 2008 a 2011, foi Regente Titular da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo e, de 2012 a 2015, Regente Principal da Orquestra Sinfônica da USP. Tem formação pela UNESP, pela Haute École de Musique de Genève (Suíça) e pelo Conservatório de Rotterdam (Holanda). Integra também o conjunto Percorso Ensemble.

Jin Joo Doh
Nascida em Seul, na Coreia do Sul, Jin Joo Doh estudou no Colégio de Música da Universidade Nacional Coreana, em Seul, com Young-Sook Yun. Em 1991, após vencer uma competição nacional na Coreia do Sul, tocou o Concerto Para Violoncelo em Lá Menor, de Schumann, e, três anos depois, participou do Festival de Música de Aspen, na Suíça. Em 1995, mudou-se para os Estados Unidos e entrou para o Mannes College of Music, tendo tido aulas com Timothy Eddy. Apresentou-se na Sala de Concertos da Universidade e no Goldmark Hall. Em 1999, passou para o Conservatório de Música da Universidade de Cincinnati, tendo como professor Yehuda Hanani, e realizou um recital na International House, em Nova York. No início de 2000, foi solista no Concerto Duplo de Brahms com a CCM Concert Orchestra.

Realização: Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo
Classificação:
Livre
Duração: 60 minutos
Gênero: Música de Concerto
Ingressos: Entrada Gratuita.

Distribuição dos 650 ingressos será realizada somente a partir das 10h30 do dia 05/11 na bilheteria do Teatro (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) ou pela plataforma Sympla. Cada solicitante terá direito a até dois ingressos por pessoa.


Os concertos da série Osesp Itinerante contam com o patrocínio de Hapvida, Klabin, Mattos Filho e Syngenta, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.



Quando

De 07/11/2021 17:00 a 07/11/2021 18:00

Onde

Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro
Jundiaí - SP
CEP 13.201-010

Como chegar

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/evento/osesp-itinerante/