Festival de Curtas | https://cultura.jundiai.sp.gov.br/festivaldecurtas

Biografias

Jurados

Mona Lu

Mona Lu tem Bacharel em Comunicação Social e Pós-Graduação em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação pelo IFRJ. É artista visual e diretora cinematográfica, DRT 0009938/SP. Atua no setor cultural desde 2009. Desenvolve projetos culturais e artísticos desde 2012 através da Mililitros de Arte. Atua como parecerista desde 2020, com experiência em editais municipais e federais.

Rauany Farias

Rauany Farias é diretor e produtor audiovisual, fundador da Habitante Filmes, de Campinas (SP). Desde 2017, dirigiu e produziu diversos projetos em ficção, documentário, publicidade e formatos digitais. Assina a direção de obras como Sermão (2025), Vegano Periférico (2020), Caro, Bernardo (2019) e Camelôs (em finalização). Como produtor, destaca-se pelo longa Bello: O Rei do Futevôlei (2023) e pelos premiados curtas Off Kid, Raiva, O Fardo do Pedido, Contravozes, Fossilização e Sempre o Mesmo, exibidos em festivais no Brasil e no exterior.

Tato Siansi

Tato Siansi é produtor, produtor executivo e montador audiovisual. Fundou a Kauzare Filmes em 2009, na cidade de Ribeirão Preto (SP). Produziu o longa Mal Nosso, premiado no Festival Macabro (México) como Melhor Filme de Terror da América Latina, lançado nos cinemas e na Netflix. É produtor e montador do longa Coração Sertanejo (em finalização) e co-produtor e produtor executivo de Mauricio de Sousa – O Filme, com estreia prevista para outubro de 2025 nos cinemas, com distribuição da Star+ (Disney). Assina a montagem do documentário A Primeira Pedra, indicado ao International Emmy Awards (2017). Também produziu e montou os documentários Maurina – O Outono que Não Acabou (Melhor Documentário no Festival de Sevilha), Otra Vida – Cultura Levada a Sério, Joana Facão, Notoy Crew – A Arte Além dos Muros e PRA-7 – A Voz que Moldou uma Era.

Palestrantes

Bruna Epiphanio

Produtora e diretora, Bruna Epiphanio atua na produção de filmes com foco na memória e em
personagens invisibilizados. Formada em Comunicação Social, trabalhou em coproduções com Alemanha e Moçambique, com exibições em festivais como Festival do Rio, Olhar de Cinema, FID Marseille e Dok Leipzig. Atualmente, é aliada ao SAPCine – Salão de Projetos e Produtores na Colômbia e integra o ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista.

Diego da Costa

Cineasta e músico, Diego da Costa é sócio da BR1, Pietà Filmes e Cinelero Audiovisual, além de
membro do ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista. Estudou Cinéma et Audiovisuel na
Sorbonne Nouvelle, em Paris.

Dirigiu, produziu e distribuiu longas premiados como A Plebe é Rude (2016), Os Caubóis do
Apocalipse (2018) e Selvagem (2021). Este último recebeu dezenas de prêmios, foi selecionado para a vaga brasileira ao Oscar 2022, indicado ao Prêmio Platino del Cine Iberoamericano e
finalista do SESC Melhores Filmes e Prêmio ABC de Cinema.

Em 2025, dirigiu e compôs a trilha de Dona Elza, telefilme da Globo Filmes com mais de 16,5
milhões de espectadores. Também dirigiu dezenas de filmes institucionais e publicitários para marcas como Klabin, LinkedIn, OLX, AstraZeneca, Sem Parar, Google, Docusign, Salesforce, Itaú e Schneider.

Lohan Duarte

Realizador audiovisual e colorista, Lohan Duarte é formado em Cinema pelo CAV (Centro de
Audiovisual de São Bernardo do Campo, 2018). Atua com foco no estudo da cor e criação de
atmosfera, tendo colorido longas, curtas e episódios de séries.

Dirigiu os curtas Cabeça de Estática e Quando o Abismo Olha de Volta, e produziu os longas
Servílio e Maracá. Em 2024, foi um dos artistas residentes do MIS.

Maria Clara Cervantes

É graduada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos. Cursou também Fundamentos de Áudio e Acústica no Instituto de Áudio e Vídeo (IAV), em 2010. Trabalha como técnica de som direto há 18 anos em longas de ficção, documentários, publicidades e programas de TV. Atuou como técnica de som direto no documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, indicado ao Oscar em 2020. Também trabalhou nos longas The Garden of Evil, do neozelandês Larry Keating (disponível na plataforma Mubi), Mundo Deserto de Almas Negras, de Ruy Veridiano, e A Conspiração Condor, de André Sturm. Além disso, atua como microfonista e assistente de som em séries de diversos streamings, como Sintonia (Netflix), Bom Dia, Verônica (Netflix), Betinho (Globoplay), O Jogo que Mudou a História (Globoplay), entre outras.

Matheus Colen

Roteirista e produtor executivo baseado em São Paulo. Iniciou sua carreira em 2006 na TV aberta, produzindo e escrevendo para canais como SBT, Band, Multishow, Canal Sony, Disney Channel e Netflix. É fundador da produtora Origina Conteúdo, que lançou sua primeira série original em 2025 no canal Arte 1. Atua como consultor no mercado audiovisual com foco em roteiro e produção executiva, atendendo produtoras de diversos portes. É também professor de Narrativas Audiovisuais no Mackenzie.

Vanessa Montenegro

Produtora executiva com atuação no mercado audiovisual desde 1994. Iniciou sua carreira na
produtora PostPlus como estagiária nos programas de Rolando Boldrin e Marília Gabriela.

Formada em Rádio e TV pela UMESP, trabalhou na Band FM e Band TV entre 1995 e 1996.
Atuou no cinema publicitário em produtoras como Movie & Art, O2 Filmes e Cia de Filmes,
exercendo funções de produtora geral, diretora e coordenadora de produção.

Desde 2011 atua como produtora executiva em curtas, documentários e longas, passando por
produtoras como Superfilmes, Magia Filmes e PH Multivision. Recentemente, foi coordenadora
executiva na etapa brasileira do longa Um Ano Inesquecível – Inverno, dirigido por Carol Fioratti
e realizado pela Amazon Films Brasil.