Palestrantes e Oficineiros

Sabrina Souli

Secretária Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico: Sabrina Souli Paulistana radicada em Itu, atua há mais de 20 anos no setor cultural. Formada em Comunicação Social e Pós Graduada em Psicanálise na Cultura, traz a experiência em diversos cases Culturais e Sociais com grandes empresas e artistas renomados. Dentre os projetos coordenados por ela destacam-se edições de livros, exposições e catálogos com inúmeros artistas. É ainda especialista em Projetos Culturais, Sociais e Ambientais com formação pelo Ministério da Cultura e SENAC no Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos. Em 2007, foi gestora de projetos da empresa Motirõ Cultural. Idealizou, em 2013, o projeto sociocultural “Integrarte”. Em Itu, coordenou o evento “Arte no Beco”. Atuou como Consultora em Marketing Cultural e ministrou cursos, oficinas e palestras sobre Produção Cultural e Elaboração de Projetos para Leis de Incentivo.


Vanessa Nogueira da Silva

Bacharel em Turismo pela Universidade São Francisco (USF), pós- graduada em Gestão Pública, Meio Ambiente e Sociedade e Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e pró-reitora de pesquisa e extensão em Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Thais Cristina Silva de Souza

Doutora (2018) e Mestre (2011) na área Habitat pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), pós graduação em Restauração de Patrimônio Histórico (UNICSUL) e graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Nove de Julho (2003). Docente do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de SP, desde 2014. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos do Patrimônio Imaterial e Material – NEPIM.


Profa. Dra Simone Scifoni

Professora Livre Docente do Departamento de Geografia da FFLCH/USP. Geógrafa, Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Prêmio Capes de Teses, conferido, em 2006, ao trabalho intitulado “A construção do patrimônio natural”. Docente do Depto de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atuou em instituições públicas de proteção do patrimônio cultural como o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Condephaat/SP e Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de São Bernardo do Campo. Fundadora e membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial, Repep. Membro do Icomos-Brasil. Vice-diretora do Centro de Preservação Cultural CPC/USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Espaço e Memória (PEM), certificado pelo CNPq.


Maíra de Camargo Barros

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNICAMP, em 2011. Especialista em Gestão de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI), em 2015. Tornou-se mestre em História pela UNIFESP, em 2022. Foi presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí-SP (CONDEPHAT), biênio 2017-2019, e hoje representa o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo (CAU-SP) neste órgão municipal. É responsável técnica da Panorama Arquitetura e Preservação desde 2015. Possui experiência no desenvolvimento de inventários arquitetônicos, relatórios de estado de conservação, consultorias na área de patrimônio cultural e projetos de conservação, restauro e adequação a novos usos. Autora do livro: “Fábrica São Martinho: do protagonismo familiar ao patrimônio cultural”, lançado em abril de 2022, financiado pelo Programa de Ação Cultural – PROAC, vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Ainda, é Conselheira Suplente no CAU-SP, triênio 2021-2023, no qual participa da Comissão Especial de Patrimônio Cultural (CPC), e no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), biênio 2021-2023, representando o IAB-SP. Atua também como pesquisadora colaboradora no Núcleo Tatuí do projeto “Inventário Participativo como instrumento para identificação e gestão do patrimônio cultural”, aprovado na chamada Pró-Humanidades 2022 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na linha 5B “Projetos em Rede – Políticas públicas para a promoção da cultura” e coordenada o Coletivo Vozes da São Martinho, fundado em 2021.


Tadeu Augusto Matheus (Tadeu Kaçula)

Tadeu Augusto Matheus – sambista, sociólogo, mestre e doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP), Coordenador executivo da UNAFRO – Universidade Livre Afro-brasileira, membro do grupo de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação (CELACC – USP), membro do grupo de estudos Griô da Universidade Federal da Bahia – (UFBA), autor dos livros Casa Verde: uma pequena África paulistana (LiberArs Editora), Samba e Pandemia: 2021, o ano que o samba parou (Proac), A Imprensa Negra na Década de 1930: Frente Negra Brasileira e o Jornal A Voz da Raça (LiberArs Editora). Autor convidado no livro Cultura Política nas Periferias – estratégias de reexistência. Curador da exposição “Margens de 22: presenças populares no Sesc Carmo (SESC-SP), Curador do Festival Dialéticas Afro musicais no Centro Cultural SP (CCSP), Colaborador curatorial do projeto Adinkras: sabedoria ancestral nos tempos atuais no Centro Cultural São Paulo (CCSP), curador do projeto Geraldo Filme e o Samba Paulista no Sesc Pompeia (SESC-SP), Curador do projeto Dialogias do Samba: Madrinha Eunice e o Matriarcado do Samba Paulista no Sesc Carmo (SASC-SP), Curador convidado na exposição Festas, Sambas e outros Carnavais no Sesc Casa Verde.


Karen Lopes Araki

Graduanda em História pela Unicamp, com pós graduação pela USP. Atua há vinte e cinco anos como professora na rede estadual de ensino. Atualmente está como Coordenadora Geral na EE Prof Cecília Rollemberg Porto Guelli em Jundiaí/SP


Adriana Zutini

Fotojornalista e fotógrafa de arquitetura. Fotojornalista há 36 anos. Experiência profissional na área de fotografia de eventos e fotojornalismo. Especializada em eventos corporativos e sociais, possuindo estúdio próprio desde o ano de 2000. Freelancer nas revistas Hype Magazine e Estilo Noivas(editadas e encartadas no Jornal de Jundiaí). Fotografou para o livro Le Brésil de Minas Gerais (gastronomie et tourisme) lançado na feira do livro em Paris pela Editora Boccato em 2015. Foi- fotojornalista, editora e chefe de departamento fotográfico na Editora Panorama(Jornal da Cidade) de 1994 a 2007. Foi fotógrafa e editora da Revista da Noiva encartada no Jornal da Cidade por 15 anos. De 1992 a 1994 foi fotojornalista na empresa Editora Lauda (Jornal de Jundiaí). No período de 1994 a 2007 atuou freelancer para os jornais Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. Entre 1988 a 1992 foi assistente e fotógrafa de estúdio na empresa Imagem Foto Ótica. Realizou diversas exposições individuais e coletivas ao longo da carreira.


André Felipe Meira da Silva

Na arte, nas mediações sociais e no carnaval conhecido como André Felipe, é Bibliotecário pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), pesquisador de arte e cultura, cultura popular e negra, especialista em cultura periférica e ciência de dados. Atua como Diretor Cultural do G.R.C.S.E.S. Vai-Vai. No serviço público coordenou ações com ênfase na construção coletiva, conectando clientes e parceiros nacionais e internacionais, com a missão de utilizar o conhecimento acumulado nas áreas de sustentabilidade, governo aberto e relações internacionais, juntamente com networking de âmbito global, para gerar impacto social nos territórios. Também desenvolveu projetos como o “Imortais e Baluartes no Panteão do Vai-Vai”, “Arte é Sambar” utilizando-se de conhecimentos interdisciplinares entre as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Tecnologias da Informação, para preservação da memória.


Pedro Ichimaru

Pedro Ichimaru é co-fundador da Somauma, incorporadora e construtora focada em Retrofit. Com experiência nas áreas de projetos e financeira, integra a direção executiva da empresa que vem ajudando a transformar o centro de São Paulo num lugar mais humano e sustentável.


Adilson José de Souza

Nascido e criado no bairro de Vila Maria, me formei em Torneiro Mecanico no Senai no ano de 1981, fui ferramenteiro e trabalhei por 10 anos neste seguimento. Também fui motorista autonomo por 08 anos. Em 1988 dei inicio a minha própria transportadora onde atuo ate hoje no mercado. Aos meus 14 anos comecei a frequentar a escola de samba. Desfilei em ala e também já foi integrante da bateria. Em meados dos anos 80 inicio minha participação na gestão da escola, chegando 1988 como Diretor Financeiro até 2014. A partir de 2014 assumo o cargo de Presidente até a presente data. Sou o fundador do Projeto Social em 2001, onde enfatizo o potencial da escola, acreditando que a escola pode fazer muito as pessoas a ela ligada.


Elisabete Mitiko Watanabe

Historiadora. Especialista em Restauração do Patrimônio Arquitetônico pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUC-SP. Atua na área de patrimônio cultural desde 1991.


Rafael Balseiro Zin

Rafael Balseiro Zin é sociólogo (MTB 2204/SP), com especialização em Estudos Brasileiros: sociedade, educação e cultura. Cursou a graduação em Sociologia e Política (2012), na Escola de Sociologia e Política de São Paulo; o mestrado em Ciências Sociais (2016), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e o doutorado em Ciências Sociais (2022), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em paralelo à vida acadêmica, trabalha na Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, onde atua como sociólogo na equipe técnica do Grupo de Estudos do Inventário e de Reconhecimento do Patrimônio Cultural e Natural do Estado de São Paulo, instruindo os processos de registro do Patrimônio Cultural Imaterial paulista. O órgão é vinculado à Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Pasta e funciona como o braço técnico e executivo do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, o Condephaat.


Anderson Félix de Sá

Graduado em Arquitetura e Urbanismo, com mestrado na área de Patrimônio Cultural, pela Universidade de São Paulo. Já atuou em projetos de restauro e retrofit em edifícios históricos de São Paulo, como o Instituto Butantan. Realiza pesquisa acadêmica, publica artigos e ministra aulas sobre patrimônio cultural da saúde e da indústria. Integra atualmente a equipe técnica da Superintendência do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em São Paulo, atuando especialmente na área de patrimônio cultural ferroviário e de arquitetura moderna.


Prof. Dr. Marcos Rogério R. Carvalho

Arqueólogo da A1 Arqueologia (www.a1arqueologia.com.br) e Educador. Bacharel (FFLCH/USP) e Licenciado (FE/USP) em História. Mestre em Arqueologia (MAE/USP/Bolsa FAPESP 1996-1999), com a dissertação “Pratos, xícaras e tigelas: um estudo de Arqueologia Histórica em São Paulo, séculos XVIII e XIX” e Doutor em Arqueologia (MAE/USP 2008-2012), com a pesquisa “Nos Caminhos da Serra: Arqueologia, História, Patrimônio e Memória. A Ocupação Humana na Serra da Cantareira entre os Séculos XVII e XX”. Além de atuar desde 2012 em estudos arqueológicos em projetos de licenciamento ambiental públicos e privados em todo o país, integra a equipe de educadores patrimoniais da Ameríndia Brasil (www.amerindiabrasil.com.br) em programas de Educação Patrimonial também para a A Lasca Arqueologia (www.alascaconsultoria.com.br).



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