8º FESTEJU – “Entre Mundos”, com a Cia. Pulo do Gato
Atividade já realizada.
Data: 29 de setembro (domingo)
Horário: 16h
Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)
Espetáculo integrante da Cena Profissional do 8º Festival de Teatro de Jundiaí (FESTEJU)
Apresentação: Cia. Pulo do Gato – São Paulo (SP)
Classificação: Livre/ espetáculo infantil
Sinopse: “Entre Mundos” é um espetáculo com máscaras teatrais, sem utilização de palavras, e propõe uma experiência sensorial para o público infantil. Na peça, duas graciosas criaturas descobrem um misterioso portal que lhes permite transitar por diferentes dimensões e, nessa aventura, conhecem alguns lugares inusitados como a terra dos dinossauros, o fundo do mar, o interior escuro de uma caverna, entre outros mundos.
A encenação busca propiciar aos pequenos espectadores uma experiência teatral contemplativa, sensorial e lúdica, despertando o espírito imaginativo do brincar e tocando em camadas sutis de percepção. Essa composição visual é estruturada por um roteiro simplificado de ações que remete ao storyboard dos desenhos animados ou à sequência das tirinhas das histórias em quadrinhos. Dessa forma, a dramaturgia é construída em cenas curtas e independentes, que obedecem ao esquema clássico com início-meio-fim.
A trilha sonora é como uma terceira personagem que interage com as máscaras e ajuda a situar os espaços e as aventuras numa sensorial experiência. É pelo som que a plateia percebe os lugares onde as criaturas se encontram e sentem com elas as emoções de cada descoberta. A metrópole aparece nos apitos, ruídos dos carros, barulhos de obras; os dinossauros chegam com seus passos pesados e grunhidos; o deserto traz uma assustadora e divertida ventania; o mar apresenta suas criaturas e ondas; a festa de carnaval contagia com muitos sons, música e dança; e tantas outras surpresas e sensações que acometem as figuras e também a plateia.
O minimalismo do cenário remete a uma página vazia que ganha novos contornos, cores e formas a cada viagem de nossos personagens. O misterioso portal que os leva às aventuras e “mundos” é representado por uma fita elástica vermelha descoberta no figurino das personagens. É por meio da manipulação desta fita vermelha que as máscaras entram e saem das variadas situações. Nesse percurso, Entre mundos apresenta uma realidade que é moldável e se constrói como haicais, ou pequenos poemas visuais e sonoros. O palco se transforma em matéria imaginária, convidando crianças e adultos a mergulharem nas infinitas possibilidades de ser e estar no mundo.
“Para o universo de exploração da mente de uma criança, para auxiliar na tarefa de iniciação artística, para despertar o sentido de bebês, para a descoberta do toque, para explorar conceitos de dentro e fora ou alto e baixo, para revolver simbologias ainda latentes em cada criança, enfim, Entre Mundos “serve” para tudo isso e muito mais. E, diante de tanta “serventia” psicopedagógica, por assim dizer, que bom sentir que é arte pulsando e nos fazendo pulsar. O “proveito” maior está nessa chave do sentir, nesse despertar de sutilezas. Sentir-se vivo, sentir-se parte integrante de tantos recortes, trajetos, percursos. Sentir-se flutuando entre ideias, entre mundos”. (Dib Carneiro Neto, crítico de teatro, sobre Entre Mundos, em 14/02/2023)
Entrada gratuita – ingressos disponíveis a partir das 10h30 do sábado (28), nas bilheterias e nos totens eletrônicos do Centro das Artes e do Teatro Polytheama (no teatro, a partir das 15h), bem como pela internet, por meio da plataforma Sympla. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos, válidos até dez minutos antes do início do espetáculo.
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) ressalta que estes ingressos gratuitos darão acesso à sala de espetáculo somente até os dez minutos que antecedem o início da apresentação. Após este período, os lugares disponíveis serão automaticamente direcionados às pessoas interessadas e por ordem de chegada. Em tempo, a UGC reitera a importância da pontualidade e antecedência do público para a boa condução do espetáculo.
Confira a programação completa do 8º FESTEJU
Ficha técnica
Criação e roteiro: Elisa Rossin, Gabriel Bodstein e Gabriela Cerqueira
Atuação: Gabriel Bodstein e Gabriela Cerqueira
Direção: Elisa Rossin
Trilha sonora: Alex Huszar, Max Huszar e Thomas Huszar
Direção de arte: Maria Zuquim
Iluminação: Gabriel Greghi
Preparação corporal: Lívia Seixas
Criação de máscaras: Elisa Rossin e Gabriel Bodstein
Confecção de máscaras: Gabriel Bodstein
Costura: Rita de Cássia e Mônica Rocha
Assistência em costura: Bruna Vizer
Operação de luz: Gabriel Greghi e Gabriela Cezario
Operação de som: Max Huszar
Músicos (gravação de trilha): Alex Huszar, Max Huszar, João Rodrigues e Clara Kok
Mixagem: Nicholas Rabinovitch
Ilustração e design gráfico: Nathália Ernesto
Fotos: Pri Fiotti
Idealização e coordenação de projeto: Gabriel Bodstein e Gabriela Cerqueira
Produção: Pulo do Gato Produções Artísticas
Quando
Data: 29/09/2024
Horário: das 16:00 às 17:30
Onde
Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes
Rua Barão de Jundiaí, 1093
Jundiaí - São Paulo
CEP 13201010