Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Ensamble da Cia. Jovem de Dança e Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ)

Atividade já realizada.

Data: 20 de dezembro (quarta-feira)

Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes

Espetáculo com a Cia. Jovem de Dança e Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), corpos artísticos municipais ligados à Unidade de Gestão de Cultura (UGC)

Programa:

• Johann Sebastian Bach (1685-1750) – Erbarme dich
  • Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 – 1893) – Pas De Deux – do Ballet Quebra Nozes
  • Ludwig Van Beethoven (1770 – 1827) – Quarteto nº 9 em Do Maior Op. 59 nº 3 II mov. – Andante con Moto quasi allegretto

Ensamble OSMJ: Pedro Della Rolle (violino), Marcos Scheffel (violino), Valdiner Rossi (violino), Camila Meirelles (viola), Alceu Reis (violoncelo), Alex Dias (contrabaixo) e Otávio Piola (piano).

Coreografias:

• “Quebrakovsky” – Dueto, de Alex Soares – 5 minutos
    Este dueto é um trecho da obra Quebrakovsky, do repetório da Cia. Jovem de Dança que originalmente foi criada para o Balé da Cidade de São Paulo, em 2016. Trata-se de uma obra inspirada pelo clássico natalino “O Quebra Nozes”, com trilha musical de Tchaikovsky, mas que aqui é proposta numa releitura contemporânea onde o croeógrafo Alex Soares procura fazer do seu “Quebrakovsky” um espetáculo mais crítico e atual.
  • “Razumovsky”, de Alex Soares – 10 minutos (ESTREIA)
    Ao som da melodia desta obra de Beethoven e guiados pelo coreógrafo Alex Soares, os bailarinos da Cia. Jovem de Dança deslizam pela cena através de solos e duos, ora juntos, ora separados, sempre em harmonia. A semelhança passageira das canções tradicionais russas que emana sutilmente das cordas, proposta pelo próprio compositor, se contrasta com os movimentos e gestos contemporâneos expressados pelos corpos do elenco. Nesta coreografia, Alex explora as capacidades e individualidades dos bailarinos, em todas as suas similaridades e diferenças, exultando a potência deste elenco.
  • “Coup de Grâce”, de Alex Soares
    “Coup de Grâce”, que, em francês, significa “tiro de misericórdia”, traz uma reflexão sobre o poder e o peso de decisões irreversíveis em situações-limite. Introspectiva, a performance é acompanhada por “Erbarme Dich”, música de Johann Sebastian Bach sobre um pedido de misericórdia para Deus. No trabalho, também de autoria de Alex Soares, todos os elementos que envolvem sua concepção, como coreografia, luz, trilha, figurinos e cenografia, apresentam contrastes, simbolizando as pulsões mais primordiais do ser humano: a vida e a morte.

Toda a programação contará com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição.

Ingressos gratuitos – tanto na bilheteria do Centro das Artes quanto na internet, por meio da plataforma Sympla

Data: 20/12/2023

Horário: das 19:30 às 20:30

Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes