Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Concerto da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) Temporada 2025 – Concerto do Ano Brasil – França

Concerto do Ano Brasil – França

Data: 31 de maio (sábado)

Horário: 20h

Local: Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro)

Direção artística e regente: Claudia Feres

Convidados: Liuba Klevtsova (harpa), Filipe Castro (flauta) e Leirson Maciel (clarineta)

Programa:

  • Claude Debussy (1862 – 1918)
    “Clair de Lune da Suite Bergamasque” (arranjo: Merle J. Isaac)
    “Dances Sacras e Profanas” – Solista: Liuba Klevtsova (harpa)
  • Maurice Ravel (1875 – 1937) – 150 anos de nascimento
    “Introduction et allegro pour harpe, flûte, clarinette et quatuor à cordes” – solistas: Liuba Klevtsova (harpa), Filipe Castro (flauta) e Leirson Maciel (clarineta)
  • Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994)
    “O Homem
    “Jardim abandonado”
    “Valsa Sentimental”
    “Saudades do Brasil”
  • Marcos Scheffel
    “Tributo ao Tom”

Entrada gratuita – Ingressos disponíveis a partir das 10h30 da sexta-feira (30), tanto nas bilheterias e totens eletrônicos do Teatro e do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1053 – Centro), quanto pela internet, por meio da plataforma Sympla. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

Confira as informações sobre os solistas convidados:

Liuba Klevtsova (harpa)

Natural de Moscou, na Rússia, a harpista Liuba Klevtsova iniciou seus estudos de harpa aos 7 anos de idade, ao ingressar na Escola Municipal de Música F. Schubert, em 1984. Recebeu orientação da harpista Elena Pavlova até sua graduação, em 1991. Nesse ano, após conquistar o 1º prêmio no 2º Concurso Moscovita de Jovens Harpistas, ingressou no Colégio do Conservatório Estatal de Moscou P. I. Tchaikovsky, onde fez aulas com Margarita Maslennikova. Em 1995, entrou para a turma de Vera Dulova, já no Conservatório de Moscou, onde se diplomou em 4º lugar no concurso de V.G. Dulova, em 2000. Desde 2021, é mestranda Universidade Federal da Bahia.

Integrou o Estúdio de Música Nova (SNM), conjunto residente do Conservatório de Moscou e dirigido pelo maestro Igor Dronov e, como solista, esteve à frente da Osesp, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), da Orquestra de Câmara da ECA-USP (OCAM), da Petrobras Sinfônica.

Frequentemente, é convidada a ministrar cursos de harpa em festivais de música pelo país, tendo participado do Festival de Inverno de Campos do Jordão, do Festival Internacional de Música do SESC, em Pelotas, Rio Grande do Sul e do Curso Internacional de Verão de Brasília (CIVEBRA).

Além das gravações com a Osesp, participou também de Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna (Selo Sesc SP, 2022) e do CD Bério+ (Selo Sesc SP), junto ao grupo Percorso Ensemble, sob a regência de Ricardo Bologna. Antes de mudar-se para o Brasil, atuou como professora do Colégio de Música de Elektrostal. Hoje, é professora de harpa da Academia de Música da Osesp e desenvolve, junto à soprano Marília Vargas e à musicóloga Camila Fresca, o projeto Mulheres na Música — Compositoras Através dos Tempos.

Filipe Castro (flauta)

Mestre em performance pela New York University e Bacharel pela Unicamp, Filipe de Castro iniciou os estudos em Americana, aos 13 anos de idade.

Participou de diversos festivais de música no Brasil e no exterior, como Festival de Música de Londrina, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Música de Tatuí, Pan Pacific Music Camps (Austrália) e Hidden Valey Flute Festival.

Como músico convidado já tocou com várias orquestras, entre elas, Osesp, Osusp, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Jundiaí e Orquestra Acadêmica de São Paulo.

Lecionou flauta e Música de Câmara na Escola de Música Municipal de Hortolândia, Escola do Auditório do Ibirapuera, Orquestra Filarmônica de Paraisópolis e Instituto Baccarelli.

Foi primeira flauta da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto de 2002 à 2005, e atualmente é flautista da Orquestra do Theatro São Pedro.

Leirson Maciel (clarinete)

Natural de São Paulo, Leirson Maciel é um dos principais clarinetistas de sua geração. Iniciou seus estudos na Universidade Livre de Música, prosseguindo no curso de extensão da Universidade de São Paulo (USP) e na Escola Municipal de Música de São Paulo. Foi premiado com a Bolsa Jovens Talentos da Fundação Magda Tagliaferro. 

Aperfeiçoou-se em workshops com destacados clarinetistas brasileiros e participou de masterclasses com Wenzel Fuchs (Berliner Philharmoniker), François Benda, Walter Seifert, Raoul Querzel e Todd Palmer. 

Atuou nas principais orquestras do país, incluindo a Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra de Câmara da USP, Orquestra Jazz Sinfônica e Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo. Como solista, apresentou-se junto à Orquestra Filarmônica SESI-SP, Orquestra Experimental de Repertório e Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. 

Atualmente é clarinetista solista da Orquestra Filarmônica Bachiana SESI-SP e professor da Bachiana Jovem. Em 2024, foi professor convidado do Curso Master de Música de Camara de Itu. Também atua regularmente como convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí, Orquestra Sinfônica da USP e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. 

Com sonoridade refinada e versatilidade interpretativa, Leirson Maciel desenvolve uma carreira consistente na música de concerto. 

Confira os detalhes da temporada 2025 da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ)



Quando

Data: 31/05/2025

Horário: das 20:00 às 21:00

Onde

Local: Teatro Polytheama
Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro
Jundiaí - SP
CEP 13.201-010

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/agenda-cultural/concerto-da-orquestra-municipal-de-jundiai-omj-temporada-2025-concerto-do-ano-brasil-franca/