Arquivo Histórico Professora Maria Angela Borges Salvadori
Confira o Acervo Digital do Arquivo Histórico
Jundiaà é uma das nove cidades originárias do Estado de São Paulo. Elevada à categoria de Vila em 14 de dezembro de 1656, sob o nome de Vila de Nossa Senhora do Desterro do Mato Grosso de JundiaÃ, foi desdobrada, ao longo dos séculos, em 90 outras cidades por áreas do interior do Estado de São Paulo e de Minas Gerais.
O Arquivo Histórico Professora Maria Angela Borges Salvadori, órgão subordinado ao Departamento de Museus da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), responde por vasto e precioso patrimônio documental histórico, linguÃstico, econômico, urbanÃstico, industrial e social elaborado pelo municÃpio durante séculos de atividades polÃticas. Atualmente, o órgão fica localizado no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).
Seu acervo é formado por manuscritos produzidos pela Câmara Municipal de Jundiaà nos perÃodos Colonial, Imperial e Republicano. Sua organização é oriunda do Arquivo da Câmara de Vereadores de JundiaÃ, criado em 23 de maio de 1828, por ordem do Ouvidor Geral e Corregedor da Comarca de São Paulo Manoel da Cunha de Azeredo Coutinho Souza Chichorro. Os documentos históricos coloniais e imperiais – Atas da Câmara Municipal, Livro de Registros de Diligências Policiais, Livros Caixa de Órfãos, Livros de Registros de Óbitos de Escravizados, entre outros, revelam uma sociedade profundamente arraigada na escravidão e, ao mesmo tempo, a constante resistência mostrada por homens e mulheres escravizados em sua luta pela liberdade.
Evidencia ainda os acirrados embates entre os republicanos caifases e os conservadores em torno do regime imperial e escravocrata. Apesar de ser uma fonte fundamental de memória (tanto local quanto transfronteiriça), este patrimônio documental constitui também uma história comprometida com os princÃpios universais de justiça e igualdade.
A coleção do perÃodo republicano expõe as contradições polÃticas, sociais e econômicas impostas pelo esgotamento do modo de produção escravista, a transformação da cidade num polo estratégico para o modal de transporte ferroviário, a industrialização, o comércio, as correntes migratórias, a vitivinicultura, a modernização da infraestrutura e do plano urbanÃstico e a ascensão de novos atores no cenário polÃtico de Jundiaà como os grupos liberais, anarquistas, socialistas, comunistas, fascistas e integralistas, entre outros.
Conforme a Lei nº 10.302, de 20 de dezembro de 2024, publicado na Edição 5568 – 2ª edição de 20 de dezembro de 2024 – da Imprensa Oficial do MunicÃpio, o Arquivo Histórico passa a se chamar Professora Maria Angela Borges Salvadori, na forma de uma justa homenagem à contribuição e aos esforços da estimada docente pela preservação e divulgação da memória no MunicÃpio, principalmente nos temas referentes aos povos africanos, afrobrasileiros e originários em JundiaÃ.
Arquivo Histórico Professora Maria Angela Borges Salvadori
Avenida União dos Ferroviários, 1760 – Espaço Expressa
Telefone: (11) 4589-6817
E-mail: arquivohistorico@jundiai.sp.gov.br
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 16h (às segundas, o acervo passa por manutenção)
Atendimento: somente solicitações por telefone e e-mail, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h.