Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Arquivo Histórico

Confira o Acervo Digital do Arquivo Histórico

Jundiaí é uma das nove cidades originárias do Estado de São Paulo. Elevada à categoria de Vila em 14 de dezembro de 1656, sob o nome de Vila de Nossa Senhora do Desterro do Mato Grosso de Jundiaí, foi desdobrada, ao longo dos séculos, em 90 outras cidades por áreas do interior do Estado de São Paulo e de Minas Gerais.

O Arquivo Histórico Municipal, órgão subordinado ao Departamento de Museus da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), responde por vasto e precioso patrimônio documental histórico, linguístico, econômico, urbanístico, industrial e social elaborado pelo município durante séculos de atividades políticas. Atualmente, o órgão fica localizado no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).

Seu acervo é formado por manuscritos produzidos pela Câmara Municipal de Jundiaí nos períodos Colonial, Imperial e Republicano. Sua organização é oriunda do Arquivo da Câmara de Vereadores de Jundiaí, criado em 22 de novembro de 1757, por ordem do Ouvidor Geral e Corregedor da Comarca de São Paulo Dr. Domingos Luiz da Rocha. Os documentos históricos coloniais e imperiais – Atas da Câmara Municipal, Livro de Registros de Diligências Policiais, Livros Caixa de Órfãos, Livros de Registros de Óbitos de Escravizados, entre outros, revelam uma sociedade profundamente arraigada na escravidão e, ao mesmo tempo, a constante resistência mostrada por homens e mulheres escravizados em sua luta pela liberdade.

Evidencia ainda os acirrados embates entre os republicanos caifases e os conservadores em torno do regime imperial e escravocrata. Apesar de ser uma fonte fundamental de memória (tanto local quanto transfronteiriça), este patrimônio documental constitui também uma história comprometida com os princípios universais de justiça e igualdade.   

A coleção do período republicano expõe as contradições políticas, sociais e econômicas impostas pelo esgotamento do modo de produção escravista, a transformação da cidade num polo estratégico para o modal de transporte ferroviário, a industrialização, o comércio, as correntes migratórias, a vitivinicultura, a modernização da infraestrutura e do plano urbanístico e a ascensão de novos atores no cenário político de Jundiaí como os grupos liberais, anarquistas, socialistas, comunistas, fascistas e integralistas, entre outros.  


Arquivo Histórico
Avenida União dos Ferroviários, 1760 – Espaço Expressa
Telefone: (11) 4589-6817
E-mail: arquivohistorico@jundiai.sp.gov.br

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 16h (às segundas, o acervo passa por manutenção)
Atendimento: somente solicitações por telefone e e-mail, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h.