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Informações ao usuário

Neste ambiente, os sócios, frequentadores e os munícipes em geral podem se informar quanto aos serviços e iniciativas desenvolvidos pela Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot:

Como ficar sócio

Para a realização de empréstimos, o usuário deverá fazer sua carteira de sócio. A inscrição é efetivada mediante a apresentação de documento pessoal (RG, certidão de nascimento, carteira de motorista, identidade de estrangeiro ou passaporte) e comprovante de residência emitido há até três meses.

A carteira de sócio é de uso pessoal e intransferível e não há pagamento para sua emissão. Somente para caso de emissões de segunda via, seja por extravio ou dano, o usuário deverá pagar taxa de R$ 2.

O documento tem validade de dois anos. Nesse período, é de responsabilidade do usuário informar à Biblioteca quaisquer alterações em seus dados cadastrais. Já após esse período, é também de responsabilidade do sócio realizar a renovação da carteira, mediante apresentação de documento pessoal e comprovante de residência atualizado, também com emissão de até três meses.

Menores de 12 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis para realizar a solicitação da carteira de sócio.

Como realizar empréstimos

Para realizar empréstimos, o interessado deverá apresentar sua carteira de sócio.

Por vez, o sócio poderá realizar o empréstimo de até quatro livros, dois materiais multimídia (CD ou DVD), desde que se trate de títulos diferentes. O prazo de empréstimo é de 30 dias.

São de responsabilidade do sócio a guarda e devolução dos livros na data indicada e nas mesmas condições em que o material se encontrava por ocasião do empréstimo.

Jogos de xadrez, damas ou de tabuleiro poderão ser emprestados para uso na Biblioteca, mediante apresentação da carteira de sócio. Pode-se tomar por empréstimo um jogo de cada vez.

Não são passíveis de empréstimo: livros raros e de referência, coleções especiais, revistas, gibis, jornais, livros-brinquedo e livros de pano.

Como renovar empréstimos

Para renovar empréstimos de materiais da Biblioteca, o sócio tem duas alternativas: pessoalmente ou pela internet.

Os sócios poderão realizar ainda as renovações de seus empréstimos por somente uma vez, por um período de mais 30 dias. As renovações poderão ser feitas de duas formas: presencialmente na Biblioteca, mediante a apresentação da carteira de sócio e do item emprestado; ou pela internet, situação em que não poderão ser realizadas as renovação de itens em atraso.

Após a renovação, um novo empréstimo da publicação com o mesmo número de registro, pode ser feito após período de 15 dias.

Atrasos na devolução

Será cobrada multa no valor de R$1 por dia de atraso na devolução, até o valor máximo de R$15.

Como reservar livros

O sócio pode reservar até dois livros, desde que estejam disponíveis no acervo. A reserva pode ser feita por telefone, mediante informação de título e autor das obras, além do número completo da carteira de sócio.

As publicações ficam reservadas por um período de 24 horas, contadas a partir do horário de solicitação.

Como doar livros

A Biblioteca aceita doações de livros de Literatura Infantojuvenil e Adulta, de edições atualizadas segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa adotado no Brasil em 2009 e obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2016.

Poderão ser aceitas ainda edições de obras que não se enquadrem nesse critério e itens específicos, se consideradas pela equipe técnica da Biblioteca a sua relevância histórica e cultural, bem como o interesse da comunidade leitora. Também são levadas em conta as condições de conservação, integridade e sinais de infestação de insetos ou fungos na obra doada.

Não são aceitas as doações de: revistas, apostilas, livros didáticos, enciclopédias, brinquedos, móveis, eletroeletrônicos e demais equipamentos. Materiais utilizados como recursos didáticos – como fantoches, fantasias e acessórios – poderão ser avaliados de acordo com seu estado físico e a necessidade da Biblioteca.

Os interessados em doar deverão enviar, previamente, um e-mail para biblioteca@jundiai.sp.gov.br, especificando o título, autor, ano de publicação e editora da obra em questão.

O usuário receberá da Biblioteca uma confirmação, via e-mail, sobre o aceite ou não das obras, bem como os procedimentos seguintes e o preenchimento de Termo de Declaração de Doação.

As obras doadas poderão serão incorporadas ao acervo da Biblioteca ou de unidades descentralizadas, bem como para o desenvolvimento de projetos de fomento à leitura.

Como sugerir aquisições

Neste ambiente, o usuário que já é sócio poderá indicar sugestões de títulos para aquisição pela Unidade de Gestão de Cultura. A sugestão será apreciada por equipe técnica da Biblioteca e, em caso de aprovação, será adquirida e incorporada ao acervo.