Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Centro Jundiaiense de Cultura (Jorosil)

Atenção:

Conforme estabelecido pelo decreto nº 28.926, de 24 de março de 2020, publicado entre as páginas 03 e 14 da Imprensa Oficial, o Centro Jundiaiense de Cultura permanece fechado e suas atividades suspensas, por tempo indeterminado, considerando a execução de medidas necessárias visando preservar a saúde da população, avaliadas pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus.

Fachada do Jorosil, prédio de dois andares, com portão dianteiro e jardim, e carros estacionados em frente

Fachada do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil)

Faça a visita virtual à Pinacoteca pelo Patrimônio 360

O Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil) foi criado em 1979 e está instalado no antigo prédio do Grupo Escolar Coronel Siqueira de Moraes, construído no ano de 1896. Devido ao seu alto valor histórico, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e atualmente faz parte do corredor Cultural da cidade juntamente com a Ponte Torta, o Teatro Polytheama, Igreja da Matriz e Museu Histórico Cultural – Solar do Barão.

Em 2008 passou a abrigar a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, que leva o nome do seu patrono, artista jundiaiense de notável talento com a Pintura, o Desenho e a Literatura. Destaca-se em seu acervo o conjunto de Aquarelas da Série Folclórica, doado pela família, que apresenta cenas do cotidiano no interior de ambientes domésticos e públicos, além de retratar valores sociais culturais de uma Jundiaí nas primeiras décadas do século 20.

A Pinacoteca possui também um acervo variado de artistas jundiaienses, brasileiros e estrangeiros.

Também faz parte das dependências do Jorosil o Auditório Maria Albertina, que é utilizado para a realização de apresentações de corais, palestras e workshops voltados a artes visuais. Através das ações intersetoriais da Plataforma de Educação e Cultura, o auditório também é utilizado para a realização das horas de estudos dos docentes da rede municipal de ensino, através do programa “Laboratorium”.

Atualmente o Centro Jundiaiense de Cultura é uma referência em Artes Visuais e promove exposições permanentes e temporárias, com duração mensal, além da promoção da identidade Cultural do cidadão.

Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil)
Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, Jundiaí – SP
E-mail: pinacoteca@jundiai.sp.gov.br

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h;
Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Atenção: