Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil)

Fachada do Jorosil, prédio de dois andares, com portão dianteiro e jardim, e carros estacionados em frente
Fachada do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil)
Faça a visita virtual à Pinacoteca pelo Patrimônio 360

O Centro Jundiaiense de Cultura foi criado em 1979. Desde 2008, passou a ser chamado Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil) e a funcionar no antigo prédio do Grupo Escolar Coronel Siqueira de Moraes, de 1896, que por seu alto valor histórico, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Foi também em 2008 que o Jorosil passou a abrigar a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, que leva o nome do seu patrono, artista jundiaiense de notável talento com a Pintura, o Desenho e a Literatura. Destaca-se em seu acervo o conjunto de Aquarelas da Série Folclórica, doado pela família, que apresenta cenas do cotidiano no interior de ambientes domésticos e públicos, além de retratar valores sociais culturais de uma Jundiaí nas primeiras décadas do século 20.

A Pinacoteca possui também um acervo variado de artistas jundiaienses, brasileiros e estrangeiros.

Também faz parte das dependências do Jorosil o Auditório Maria Albertina, que é utilizado para a realização de apresentações de corais, palestras e workshops voltados a artes visuais. Através das ações intersetoriais da Plataforma de Educação e Cultura, o auditório também é utilizado para a realização das horas de estudos dos docentes da rede municipal de ensino, através do programa “Laboratorium”.

Atualmente o Centro Jundiaiense de Cultura é uma referência em Artes Visuais e promove exposições permanentes e temporárias, com duração mensal, além da promoção da identidade Cultural do cidadão.

O Jorosil é ainda um dos pontos de interesse da Rota do Centro Histórico de Jundiaí e, por sua localização na rua Barão, integra ainda um dos principais corredores culturais de Jundiaí, juntamente com a Ponte Torta, o Teatro Polytheama, Igreja da Matriz e Museu Histórico Cultural – Solar do Barão.

Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil)
Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, Jundiaí – SP
Telefone: (11) 4586-2326/ 4589-6792
E-mail: pinacoteca@jundiai.sp.gov.br

Horário de funcionamento (somente administrativo): de terça a domingo, das 10h às 17h.

Durante os feriados, pontos facultativos e emendas, este equipamento cultural pode ter alterações em seu horário de funcionamento. Os detalhes podem ser conferidos no site da Prefeitura.