Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil)
O Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil) foi criado em 1979 e está instalado no antigo prédio do Grupo Escolar Coronel Siqueira de Moraes, construÃdo no ano de 1896. Devido ao seu alto valor histórico, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, ArtÃstico e TurÃstico do Estado de São Paulo (Condephaat) e atualmente faz parte do corredor Cultural da cidade juntamente com a Ponte Torta, o Teatro Polytheama, Igreja da Matriz e Museu Histórico Cultural – Solar do Barão.
Em 2008 passou a abrigar a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, que leva o nome do seu patrono, artista jundiaiense de notável talento com a Pintura, o Desenho e a Literatura. Destaca-se em seu acervo o conjunto de Aquarelas da Série Folclórica, doado pela famÃlia, que apresenta cenas do cotidiano no interior de ambientes domésticos e públicos, além de retratar valores sociais culturais de uma Jundiaà nas primeiras décadas do século 20.
A Pinacoteca possui também um acervo variado de artistas jundiaienses, brasileiros e estrangeiros.
Também faz parte das dependências do Jorosil o Auditório Maria Albertina, que é utilizado para a realização de apresentações de corais, palestras e workshops voltados a artes visuais. Através das ações intersetoriais da Plataforma de Educação e Cultura, o auditório também é utilizado para a realização das horas de estudos dos docentes da rede municipal de ensino, através do programa “Laboratorium”.
Atualmente o Centro Jundiaiense de Cultura é uma referência em Artes Visuais e promove exposições permanentes e temporárias, com duração mensal, além da promoção da identidade Cultural do cidadão.
Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil)
Rua Barão de JundiaÃ, 109, Centro, Jundiaà – SP
Telefone: (11) 4586-2326
E-mail: pinacoteca@jundiai.sp.gov.br
Horário de funcionamento (somente administrativo): de terça a domingo, das 10h às 17h.