Cultura Jundiaí | http://cultura.jundiai.sp.gov.br

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

Fachada do prédio do Jorosil, de dois andares, com o detalhe de um portão entreaberto

Fachada do Jorosil, onde se encontra a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

FAÇA A VISITA VIRTUAL À PINACOTECA

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes foi criada em 2008 com a finalidade de desenvolver atividades relacionadas às artes visuais, com exposições, workshops, oficinas e afins, de artistas plásticos brasileiros e de Jundiaí e região. O espaço faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), estabelecido no antigo prédio do Grupo Escolar Coronel Siqueira de Moraes, construído no ano de 1896, e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) devido ao seu alto valor histórico.

A Pinacoteca leva o nome de seu patrono, Diógenes Duarte Paes, artista Jundiaiense de notável talento com pintura, desenho e literatura. Entre suas  produções artísticas mais significativas destacam-se o conjunto de aquarelas da Série Folclórica, que apresentam cenas do cotidiano ocorridos no interior de ambientes domésticos e públicos, nas quais é possível identificar a preferência do artista pelos personagens humanos, além de retratar valores sociais e culturais de uma Jundiaí nas primeiras décadas do século 20.

Parte das obras que compõem o acervo permanente da Pinacoteca foi incorporada ao acervo por meio da doação realizada pelo Conselho de Fiscalização Artística do Estado, com as obras premiadas nos Salões Paulista de Belas Artes da década de 1960, que enriqueceram o acervo do ponto de vista qualitativo, com obras que se consolidariam como referências da melhor produção daquele período. Outra parte do acervo é composta por obras premiadas nos Salões de Arte Contemporânea de Jundiaí, realizados pela Associação de Artes Plásticas de Jundiaí, entre as décadas de 1970 e 1980, e contribuíram para formação e ampliação significativa do acervo.

Entre os artistas cujas obras compõem o acervo permanente da Pinacoteca encontram-se Diógenes Duarte Paes, Inos Corradin, Flávio Carvalho, Chrismontez de Brito, Elvio Santiago, Cecilia Celandroni, Valdir Sarubi, Cláudio Tozzi, Sérgio Romagnolo, Tereza D’Amico, Vicente Di Grado e Sisuko Sakai.

Além das exposições de média e longa duração, a Pinacoteca desenvolve atividades na área de comunicação, além de oferecer programa educativo para público escolar, idosos e comunidade, promover as oficinas gratuitas das Férias na Pinacoteca e as atividades do Laboratorium, programa voltado aos educadores da rede pública municipal.


Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, Jundiaí – SP
Telefone: (11) 4586-2326
E-mail: pinacoteca@jundiai.sp.gov.br

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h;
Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.