Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

Atenção:

Conforme estabelecido pelo decreto nº 28.926, de 24 de março de 2020, publicado entre as páginas 03 e 14 da Imprensa Oficial, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão e seus jardins permanecem fechados e suas atividades suspensas, por tempo indeterminado, considerando a execução de medidas necessárias visando preservar a saúde da população, avaliadas pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus.

Fachada do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão

Faça a visita virtual ao Solar do Barão pelo Patrimônio 360

O Museu funcionou em vários prédios do momento de sua criação até o ano de 1982, quando foi alocado no “Solar do Barão”, edifício localizado no Centro da cidade de Jundiaí e construído na década de 1860, residência da família Queiroz Telles, expoentes da aristocracia cafeeira do interior do Estado de São Paulo.

O prédio tombado pelo Condephaat desde 1970, construção tipicamente urbana de meados do século passado, térreo, em taipa de pilão e implantada em lote voltado para uma praça, apresenta em sua fachada principal dez janelas e uma única porta, localizada em seu eixo de simetria. Ainda encontram-se preservados elementos originais como esquadrias, vidros decorados e muros divisórios em taipa de pilão.

O jardim do Museu Solar do Barão, em estilo neorrococó, tem aproximadamente 1600 m2 e dispõe de placas indicativas com nome científico e procedência da maior parte das plantas existentes. Seguramente o jardim é um atrativo à parte, sendo rotineiro os visitantes se impressionarem com a beleza e tranquilidade do lugar em pleno centro da cidade, além de ser comumente usado por pessoas que trabalham na região central como ponto de sociabilidade no horário de almoço.

O Museu possui um auditório com capacidade para 80 pessoas, denominado Sala Profº Jahyr Accioly de Souza, dotado de um piano de cauda, utilizado para audições, palestras, reuniões e projeções de filmes e documentários.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (Solar do Barão)
Rua Barão de Jundiaí, 762, Centro
Telefones: (11) 4521-6259 / 4586-8414
E-mail: museusolardobarao@jundiai.sp.br

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Os jardins permanecem abertos diariamente, inclusive às segundas-feiras, também das 10h às 17h, quando o Museu está fechado para limpeza, manutenção e organização de arquivo.

Atenção: