Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Teatro Polytheama

Agendamentos para lives e espetáculos por meio de formulário

Confira também a programação completa do Teatro


Faça a visita virtual ao Teatro Polytheama pelo Patrimônio 360

Um dos principais patrimônios históricos, culturais e arquitetônicos de Jundiaí, o Teatro Polytheama foi fundado em 1911 e figura atualmente como um dos poucos teatros centenários ainda em atividade no País.

Seu nome mistura os termos poly, que quer dizer muitos, e theama, que quer dizer espetáculo. Lugar de muitos espetáculos, o Teatro Polythema de Jundiaí chama a atenção não somente pelo seu tamanho, com seus 1124 lugares, mas também por sua história.

Após seus áureos tempos como espaço multiuso de apresentações, quando, na década de 1920, chegou a ser considerado o maior teatro do Estado de São Paulo, o Polytheama viu a redução de seu público na década de 1950, com a chegada da televisão ao Brasil, até o fechamento do então Cine-Teatro em 1975.

Com a chegada da década de 1980, o Polytheama passou a integrar o patrimônio público do Município, após sua aquisição pela Prefeitura. Após duas décadas fechado, foi então reinaugurado em 1996, com projeto de Lina Bo Bardi, a renomada arquiteta ítalo-brasileira que projetou também o MASP (Museu de Arte de São Paulo), grande ícone paulistano.

Em plena forma, o Polytheama mantém uma programação intensa, que contempla as mais diversificadas linguagens artísticas. Além da agenda de espetáculos, o teatro é também a casa da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), da Cia. de Teatro de Jundiaí e da Cia. Jovem de Dança, três dos corpos artísticos municipais mantidos pela Unidade de Gestão de Cultura.

Desde 2012, o teatro centenário faz parte dos patrimônios tombados em nível estadual, na categoria Cultura e Lazer, pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Sua sala de espetáculos Deolinda Copelli conta com 1124 lugares, sendo 566 deles na plateia, 116 em frisas, 136 em camarotes e outros 306 na Galeria. Já seu palco, em estilo italiano (disposição em que a plateia fica de frente para o espetáculo), possui boca de cena com 14 metros de comprimento, 8 metros de profundidade, 8,90 metros de altura. As aberturas das cortinas permitem vão livre de 14 metros e a altura do urdimento é de 9,50 metros. Para os artistas que se apresentam no teatro, estão à disposição três camarins, sendo dois deles individuais e um coletivo.

Anexa ao Teatro, desde 2008, o público jundiaiense conta ainda com a Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, que já recebeu exposições de artistas de todo o País.

Confira o rider técnico do teatro


Teatro Polytheama
Bilheteria:
Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro

Telefones: (11) 4586-2472 e (11) 4522-0770

Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a sexta-feira, das 15h às 21h, e, aos finais de semana, (somente quando houver espetáculos programados e até seu horário de início) para os ingressos tanto do Teatro, quanto das salas de espetáculo no Centro das Artes. No local está instalado ainda um totem eletrônico de ingressos.

Setor administrativo do Departamento de Teatros: sede da Unidade de Gestão de Cultura – avenida União dos Ferroviários, 1760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa);
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30;
Telefones: (11) 4589-6835/6836.

Agendamentos para lives e espetáculos por meio de formulário
E-mail: agendateatro@jundiai.sp.gov.br

Durante os feriados, pontos facultativos e emendas, este equipamento cultural pode ter alterações em seu horário de funcionamento. Os detalhes podem ser conferidos no site da Prefeitura.

Confira a programação completa do Teatro