Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Dança

FEVO – O Corpo em que eu habito você não mora mais
Ellen Karine de Souza Prestes e Daniela Cristina Martins Corrêa (coreografia e bailarinas) e Andrey Rodrigo de Moura Prestes (produção, captação e edição)

Sinopse: “FEVO – O Corpo em que eu habito você não mora mais” é um espetáculo de dança contemporânea realizado pelo coletivo À Margem, coreografado e dançado por Ellen Navarro e Daniela Corrêa. O espetáculo foi idealizado para acontecer num espaço não tradicional da dança, neste caso, numa casa popular. A trilha sonora é formada em sua maior parte por depoimentos reais de mulheres que sofreram agressão doméstica, e em alguns momentos sons de sinos, respiração, entre outros. É previsto o total de 20 minutos de espetáculo, com censura livre para todos os públicos.

Ser de Axé
Giovanna Falcade

Sinopse: No projeto “Ser de Axé”, a bailarina intérprete aborda através de sua experiência no nordeste o tema “Axé” além do gênero musical ou de estruturas religiosas. A palavra Axé se popularizou e virou sinônimo de música baiana, mas antes disso já se encontrava na MPB e em carnavais. E por meio desse projeto, a artista busca destacar a energia que se propaga dessa palavra, o sentido que ela acarreta e seu uso como aclamação, especialmente no nordeste. Pode se dizer que Axé é a força que emana de tudo que está vivo. Sendo assim, a bailarina intérprete criadora irá de forma dançante trilhar movimentos, expressões, falas e imagens, que por sua vez traduzam essa energia através de seu corpo contemporâneo.

Heteronímia 
Julia Falcade (bailarina intérprete) e Giovana Falcade (intérprete)

Sinopse: Inspirada nos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa, a bailarina-intérprete Julia Falcade mergulha em uma pesquisa em dança, despertando diversas identidades corporais. Desdobrar-se em seu próprio eu, multiplicar-se. Sentir as diversas personalidades do seu âmago….

Amor de Bossa
Julia Falcade (bailarina intérprete)

Sinopse: Esse trabalho vem abordar um tema que nunca sai de moda, o amor. E junto dele homenagear as canções de Bossa Nova que invadiam as casas nos anos 50 e faziam com que as pessoas se apaixonassem apenas em ouvi-las. Nele relatamos fases e consequências amorosas de uma vida a dois, contudo, de uma maneira nostálgica e sutil onde temos começo, meio e recomeço. Assim entretendo o espectador, e levando – os a mergulhar junto em outra década, se conectando e se reconhecendo neste trabalho. São amores, paixões, lembranças e até dores ressignificadas através de um corpo em movimento

Com amor, para o futuro
Julia Falcade (bailarina intérprete)

Sinopse: Nesse trabalho a bailarina Julia Falcade relata através de uma carta a conversa de uma garota do ano de dois mil e vinte para com seu possível futuro. Nele ela descreve de uma maneira simples, divertida, sincera e as vezes triste seu ponto de vista diante desses acontecimentos; podemos dizer que é um projeto um tanto particular, mas que não deixa de ser identificado por outras pessoas. De fato, é colocado como um diário aberto com perspectivas sociais e individuais (item 2.1.3 do edital) através de um corpo em movimento, dessa forma não havendo final, o trabalho serve como um alívio artístico, sem críticas ou muita falta de esperança; mas sim um ponto de desabafo para um momento histórico e conturbado. Com uma pitada íntima, espera que os espectadores se identifiquem ou mesmo fique a expectativa ou esperança que coisas façam sentindo mais para frente.

Ressignificar
Lissandra Rocha Pereira e Amanda Rabesco Geraldini (bailarina)

Sinopse: A obra retrata uma situação abusiva, em que o indivíduo não consegue viver sua própria vida, para viver a vida do outro, levando-o ao sofrimento. A tristeza chega a ser tanta que muitas vezes ele se anula. Quando ele consegue se livrar, se libertar, surge o desencontro, o medo, a solidão, e então chega o momento de se reconectar, se regenerar, se “Ressignificar”, e assim começa um novo clico, com novas esperanças e sonhos, a cada recomeço um novo olhar para a vida. Através da dança, trazemos um olhar maduro, para uma situação cotidiana, misturando linguagens, clássicas e contemporâneas para trazer verdade e muito sentimento.

Enleio
Lissandra Rocha Pereira, Amanda Rabesco Geraldini (bailarina), Marine Polesi Bertucci (bailarina), Giovanna Cantelli Nieves (bailarina) e Hellen Cristina Preti Marques (coreografia)

Sinopse: A trama abrange várias maneiras de enleio, de elo, de engrenagem, usando linguagens de jazz dance e dança contemporânea na possibilidade de criar imagens e promover uma discussão estética. É aquele que une, que liga, enlaça, mas que também confunde, gera desconforto e discórdia, Assim como nossos sentimentos são distintos e estão em constante mudança precisamos de elos em tudo que fazer e por onde passamos, podendo eles, esses elos, mudarem a qualquer momento e em qualquer espaço de tempo.

Vestígios
Lissandra Rocha Pereira, Amanda Rabesco Geraldini (bailarina), Marine Polesi Bertucci (bailarina), Giovanna Cantelli Nieves (bailarina), Mariana Emerenciano Fava (bailarina), Julia Cid Fernandes (bailarina) e Hellen Cristina Preti Marques (coreógrafa)

Sinopse: O espetáculo investiga os vestígios de cada indivíduo no palco. Sinais deixados pelo caminho. Nossos vestígios são deixados a todo o momento por onde passamos, e nossos caminhos são quem nos move, forma e transforma. Vamos abordar através da dança que: Em você tem um pouco de mim, que tem um pouco do outro, que tem um pouco de cada um que já passou por nós. Juntos diferentes linguagens da dança como Ballet Clássico, Jazz Dance e Dança Contemporânea, levaremos ao publico a sensação de estar ligados com cada um, através de algo que deixamos pelos caminhos. E no final, fica a pergunta: Quais são os seus vestígios?

Contratempo
Luana Domingues Espíndola

Sinopse: 2020 foi o ano da reinvenção. Mais que enfrentar os contratempos provenientes da pandemia, ao passo que o próprio tempo se contradiz, num misto de inércia e corrida (em que parece nos fugir do controle), lançou-se uma oportunidade de dançar conforme a música e ressignificar o valor de nosso talento. O verdadeiro talento foi criado para servir ao próximo, e não somente a si mesmo. O talento compartilhado derruba muros e cria pontes de acesso. Por isso, em meio aos contratempos do tempo e da dança, surge, mais que uma coreografia a ser contemplada, uma aula inteira coreografada, para que possa ser aproveitada por outros professores, bailarinos e aspirantes à carreira da dança, especificamente no Jazz Dance. Vamos juntos passo a passo!

Um Pedaço de Solidão
Flavia Thaína

Sinopse: Uma performance envolvendo textos, danças e movimentos que expressam a solidão. Solidão urbana, solidão romântica, espaços vazios de uma cidade quase grande. Um passeio por nossa Jundiaí solitária.

Jazz Class – Movimento em Expansão
Thabata Torelli Ferrari (professora) e Ana Luisa Grecco (assistente e auxiliar)

Sinopse: O objetivo desta aula é levar o aluno a realizar sequencias coreografadas na modalidade jazz, utilizando o corpo em sua totalidade e expansão, sem o aprisionamento de códigos formais, construindo a autoestima, motivação e maturação dos movimentos executados ao longo da aula. Promover liberdade de expressão, aumentando o vocabulário da dança com uma grande variedade de movimentos. O vídeo utiliza sequências aperfeiçoando a coordenação, a lateralidade e o equilíbrio, com músicas atuais.

Ritmos Brasileiros
Vanessa Romano

Sinopse: Esta é uma aula de dança solo, que demonstra as possibilidades e diversidades dos ritmos brasileiros que influenciam a nossa geração. Você irá sentir o bem estar que só a dança tem o poder de transmitir, um momento de leveza e alegria no seu dia, que vai elevar sua auto-estima! Vai cuidar de seu corpo, sua alma e sua mente! Venha se surpreender com o que a dança pode te proporcionar.

Dança Cigana
Evânia Jacobino

Sinopse: A dança cigana tem como premissa elevar imediatamente a autoestima dos participantes. O vídeo segue o seguinte cronograma: explicação resumida da cultura cigana; tipos de dança cigana; exercícios de percepção corporal e sensibilização dos sentidos nos movimentos; respirar e dançar; transferência de peso para equilíbrio e ritmo; ritmo; exercícios de braços e coordenação com os passos; movimento de saia proposto com a que a pessoa tem em casa; pequenos giros; e improvisação.