Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc no Município

A Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020) foi lançada no ano passado como medida emergencial voltada a trabalhadores de Cultura e espaços culturais, fortemente impactados pelos reflexos da pandemia. Os recursos eram destinados nos seguintes incisos: Renda básica emergencial da Cultura (sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado); Subsídio para espaços e instituições culturais; e Chamamentos públicos, editais, prêmios e aquisições de bens e serviços culturais.

Em Jundiaí, toda a regulamentação foi feita pelo decreto nº 29.339/20, publicado na edição 4803 da Imprensa Oficial. Foram lançados quatro editais, que já beneficiaram 417 trabalhadores de cultura do Município. Entre espaços culturais, propostas artísticas, mestres e mestras de cultura popular e bens e obras adquiridos, já houve 480 premiações, com investimentos que totalizam mais de R$ 1,8 milhão.

TODOS AS MATÉRIAS DA PREFEITURA DE DIVULGAÇÕES REFERENTES À LEI PODEM SER CONFERIDAS AQUI

Os editais lançados contemplaram Propostas Formativas Virtuais e as aquisições de bens e serviços culturais em 12 diferentes categorias: Artesanato, Teatro, Música, Dança, Literatura, Cultura Popular, Artes Visuais, Audiovisual, Patrimônio Histórico, Circo, Artes Integradas e Artes Urbanas. Abaixo você pode conferir os bens adquiridos para compor o acervo permanente da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), as propostas formativas e os serviços culturais nas diversas linguagens:

Categorias bens e serviços culturais: