Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Artes Visuais

O que é Design Gráfico?
Junior Bueno

Sinopse: O projeto transmite um pouco de conhecimento sobre o design e sobre a que ele se aplica. Sabemos que o Design envolve a criação de algo e a criatividade, mas como utilizar no meu dia a dia? Ou melhor como utilizar nos meus negócios e projetos? Nesse e-book pretendo explicar os diferentes tipos de design e dar pequenas dicas de como aplicar um pouco sobre o design gráfico nos pequenos negócios, nas redes sociais e na vida pessoal das pessoas.

Baixe o e-book completo

Do garrancho ao lettering: como chegar lá!
Wagner Costa

Sinopse: Material didático para desenvolver a habilidade da escrita para lettering, mostrando que qualquer pessoa com a pratica pode desenvolver a habilidade de criar peças em lettering. Conteúdo será explanado em introdução ao lettering, desenvolvendo um dos tipos de letras usado para criação de peças ou personalização de produtos através de treino do alfabeto, numerais deste estilo de letra. O material será desenvolvido para a pessoa poder imprimir e praticar nele mesmo dando maior estimulo a pratica e autonomia.

Baixe o e-book completo

ImPRESSÃO Urbana
Beatriz Pastorini Nogueira

Sinopse: O que você quer da rua? A rua… Vídeo arte que apresenta através de transferências artesanais, imagens urbanas que trazem sentimentos de saudade, diferentes impressões da nossa cidade surgem nos novos tempos vividos, desde os barulhos da rua e seus movimentos até o silencio de casa e seus pensamentos.

Como é que se chega ao mundo?
Camila Coelho Brandão

Sinopse: “Como é que se chega ao mundo?” é uma videoarte com duração de 3 minutos. O filme aborda a construção de nossas identidades psicológicas e sociais através das coisas que nos pertencem e o quanto o descarte ou o “fim” dado a essas coisas, na sociedade do consumo, representa potencialmente um desejo oblíquo de renovação. Através de um misto de imagens dos descartes concretos de um ferro-velho e de construções cênicas que representem as abdicações psicológicas que fazemos para conceber nossa presença metafísica no mundo, o objetivo do vídeo é questionar os limites das nossas identidades, os imperativos do ego e as arestas da nossas autorrepresentações.

Mergulho nas Entranhas
Celso Cremer Junior (narrador e autor das poesias) e Pietra Lopes de Souza (ilustração e direção de arte)

Sinopse: Um homem, ao olhar-se no espelho, mergulha no abismo do seu quintal. Ao confrontar-se em seu luto percebe, contudo, que o seu velho inimigo pode ser você. Seu corpo, habitado pelas marcas de tudo que já vivera, percorre e remexe suas feridas na busca de encontrar uma saída e florescer.

Inventários de uma fabularia tropical
Emilia de Oliveira Santos (pintora e proponente) e Felipe Lima Rizzi (pintor)

Sinopse: A partir de um mergulho na produção artística de verve tropicalista e pós-tropicalista, inspirado tanto nos primórdios do período modernista e sua ressignificação nos anos 60/70, que, contrapondo-se ao ideário ufanista e visando ressaltar as tensões e disputas que percorrem por elementos vinculados a ideia de construção de projeto de identidade nacional, em tom fabulário, a vídeo-exposição virtual “Inventários de uma fabularia tropical” busca caminhos estéticos ligados a uma sensibilidade camp, para refletir sobre os paradigmas entre “o sonho do paraíso abaixo do Equador” e a realidade vivida 500 anos a posteriori, em território nacional, explorando a partir de seus símbolos, signos e significados, rearticular seus engendramentos, visando a formulação de imagens que produzem novos contornos aos ícones do imaginário nacional.

Aprendendo a customizar roupas
Everaldo Marques Vitorino

Sinopse: o vídeo ensina técnicas básicas de pintura, customização e reaproveitamento da roupa.

Personalização de shape de skate
Everaldo Marques Vitorino

Sinopse: por meio de técnicas e tintas variadas sobre plataforma de madeira, o vdeo que ensina o espectador a personalizar um shape desde o início, desde o desenho até a pintura e finalização.
Neste vídeo, o espectador aprende desde o desenho inicial, como aplicar o desenho no shape, as técnicas e tintas possíveis a serem usadas nesse projeto, com produto final que sirva tanto como peça decorativa como para praticar o esporte.

Técnicas básicas de desenho
Everaldo Marques Vitorino

Sinopse: Primeiros passos e técnicas básicas de aprendizado de desenho.

Quantas vistas tem minha janela?
Fernando Stankuns

Sinopse: Um registro nada neutro: Diversos ângulos, aberturas, lentes, equipamentos, horários, clima e também o humor do fotógrafo nos trazem muitas imagens diferentes. Ao iniciar, na metade do mês de março, meu período de isolamento social junto com minha família, assim como tantas pessoas no Brasil, juntando-se a muitas outras ao redor do planeta, minha atuação como fotógrafo parou por um instante: nada mais de fotografias de arquitetura, nem de espetáculos, nem de eventos. Só restaram, por um período, as vistas a partir das janelas de meu apartamento no 10º andar do edifício que residimos, um bairro afastado do centro de Jundiaí. Ao invés de limitação, surgiram dúvidas e reflexões: quantas vistas são possíveis de um ponto, a partir desse apartamento? Quantas vistas tem minha janela?

Jundiá – O Bagre do Rio Que Virou Cidade
Gabriel Vasconcellos Neves e Dimitri Kuriki Yoshinaga (esculturas e animação)

Sinopse: Uma breve narrativa sobre Jundiaí, a obra tem como propósito mostrar o desenvolvimento histórico da cidade a partir da metamorfose do peixe Jundiá (termo em tupí guaraní para bagre) para a cidade de Jundiaí atual, utilizando a linguagem da animação (stop motion) com recurso da modelagem em argila e sonorização.

Origami tradicional
Helô Mayumi

Sinopse: tutorial com modelos de origami tradicionais, passados de geração em geração, de nível fácil e intermediário, que possam ser feitos por pessoas de todas as idades.

Tutorial de Encadernação
Helô Mayumi

Sinopse: tutorial sobre como fazer de modo totalmente artesanal cadernos do tipo brochura.

Arpilleras -Bordados, Histórias e Arte Têxtil
Duda Ohoe

Sinopse: A Arpilleria é uma linguagem criada por mulheres no Chile, mais precisamente em Isla Negra. São telas bordadas e costuradas com retalhos de tecidos e bonecos costurados a mão para contar e denunciar abusos e horrores da ditadura Franco e elaborar o luto vivido por mães que tiveram seus filhos desaparecidos. A proposta é apresentar a linguagem das arpilleras pelo viés de sua potência em elaborar histórias. Uma oficina para imergir no campo da narrativa visual, das artes manuais e elaboração do simbólico dentro de si. Com materiais simples como restos de roupas, linha e agulha as participantes podem narrar suas trajetórias e histórias .

Tutorial de Quilling Paper
Helô Mayumi

Sinopse: Tutorial para demonstrar a técnica do quilling paper, suas possibilidades e ensinar formas básicas, que podem ser utilizadas como objetos de utilidade e decoração, inclusive como fonte de renda.

30 gestos – Apresentação do processo criativo da artista Leandra Espírito Santo
Leandra Espírito Santo

Sinopse: este vídeo apresenta o processo de criação de um dos mais recentes trabalhos realizados pela artista visual Leandra Espírito Santo, produzido nos últimos 3 meses da pandemia, e que se interessa por pensar as linguagens que vêm surgindo com as redes sociais, e que acabam se intensificando pelo uso cada vez mais contínuo dos meios virtuais. O projeto pensa principalmente os “emojis”, que são ícones imagéticos que trazem sentidos de palavras ou frases.

O que é, o que é?
Letícia Maria Nogueira

Sinopse: “O que é, o que é?” é um video-arte que questiona a dimensão e ponto de vista das coisas. De forma didática, questiona se o que vemos é de fato como as coisas são. Não há outra possibilidade? Menor ou maior? Em relação a quê?

Abra Cada Aba
Letícia Maria Nogueira

Sinopse: Uma mistura entre o digital e o criativo, “Abra Cada Aba” é uma sequência de cenas que brinca com o espectador. Um experimento estético e bem humorado de quarentena.

Ensaio sobre Hobbes
Luca Mantovani Poit

Sinopse: O Homem é o lobo do Homem. Um retrato em vídeo baseado com imagens de dança e malabarismo, faz um experimento sobre a natureza selvagem do ser humano. Um contraste entre a vida primitiva e a vida moderna, o Ensaio sobre Hobbes nos leva à reflexão sobre a real natureza do ser humano quanto indivíduo.

Rua Belém, 58
Lucas Rossi Gervilla

Sinopse: “Rua Belém, 58” será um trabalho de videoarte que evoca memórias familiares. Com um tom autobiográfico, as imagens mostram a casa que um dia foi dos meus avós e onde meu pai e todos os seus irmãos cresceram, no bairro da Agapeama, em Jundiaí. Depois da morte dos meus avós e de imbróglios judiciais ainda não resolvidos, o imóvel encontra-se abandonado. Além das imagens, também fazem parte do trabalho falas do meu pai relembrando sua infância no local.

As portas para um mundo invertido
Pueblo Juan Aguilar da Silva

Sinopse: Aprendemos a enxergar pelo ego e não absorver através das essências daqueles que nos circundam, muitas vezes criticamos características dos outros e não sabemos reconhecer as nossas. Nesse sentido, o projeto “As portas para um mundo invertido” apresenta uma série de fotos registradas em vídeo pelo artista visual e MC Pueblo Juan onde retrata os diversos reflexos que são denominados de portais, nas quais buscam mostrar os efeitos das atitudes humanas nesse mundo.

Fanzine Corrosivo420
Rafael Bonanome Braz

Sinopse: A obra documenta o processo criativo do artista Podre Flores na obra “Fanzine” da banda Corrosivo420.

Retratos de Outono e Primeiro de Janeiro 
Nauê Meireles da Cunha

Sinopse: o vídeo consiste na apresentação de duas obras autorais e inéditas do artista visual Nauê Meireles que retratam sua passagem criativa através das estações do ano.
A primeira obra é constituída a partir de elementos que visam retratar a sensação do outono, através das queda das flores, utilizando de tons pastéis que remetem à estação. A segunda obra, utiliza de elementos naturais do cotidiano para construir um cenário de praia, como a vista do mar, e assim, permitir sair do aspecto padronizado do que se espera e entende de um quadro, criando uma paisagens únicas e conversativa.