Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Literatura

Livro de Poesias: Sutilezas e malevolências
Alexandre Saro

Sinopse: Poesias livres minimalistas que retratam diferentes momentos e sentimentos da vida (Infância, velhice, medos, questionamentos…) com o intuito de nos fazer refletir ou simplesmente nos transportar a outras épocas.

Baixe o livro completo

Pecados Capitais através do espelho
Gabriela Santos de Matos (poesia e produção), Nauê Meireles da Cunha (poesia) e Pueblo Juan Aguilar da Silva (poesia)

Sinopse: Todos conhecem e praticam os pecados capitais, com ou sem consciência disso. Mas poucos personificam, incorporam ou aceitam suas falhas. O e-book “Pecados capitais através do espelho” traz uma proposta de aceitação e questionamento, através da singularidade e criatividade de cada um dos artistas reunindo 21 poesias autorais.

Baixe o livro completo

Mágicos e Místicos
Ailson Júnior

Sinopse: Uma seleção de canções do compositor jundiaiense Ailson do Amaral Vanderlei Júnior com um texto de apresentação escrito por um de seus filhos.

Baixe o livro completo

Ponte das Mentes Tortas
Wagner José Gouvea

Sinopse: O Ponte das Mentes Tortas registra o amadurecimento de um autor através de registros de vivências madrugadeiras em cidades de todo o Brasil. Bastante autoral, os poemas falam de amor, encontros, a relação com o mundo e com a vida conforme passam os anos. O livro compila ao todo cerca de 55 poemas registrados durante mais de 20 anos na estrada.

Baixe o e-book completo

Recortes do País dos Retalhos
Gabriela Santos de Matos

Sinopse: O fanzine “Recortes do País dos Retalhos” busca explicitar a dialética do Brasil, onde fluímos, existimos e resistimos entre a dificuldade de encontrar uma verdadeira essência e identidade enquanto povo com os fantasmas de um passado nunca superado.

Baixe o livro completo

Primárias
Claudio Albuquerque (texto) e Ede Galileu (ilustrações)

Sinopse: Acompanhamos um dia na história de três meninas (Yara, Zelinha e Regina), que descobrem o valor das diferenças, através da amizade e do brincar. Quando se trata do assunto amizade, estas três primas são bem experientes, estão sempre juntas na rua de casa, na escola e principalmente nos momentos de descobertas. Afinal o que as diverge é o gosto pelas cores, uma ama a cor vermelha, a outra o amarelo e a pôr fim a que ama o azul. Esse é o momento da história que seguimos essas três primas na descoberta de uma caixa abandonada na esquina da rua de sua casa e antes de abri-la ficam a imaginar o que há dentro (neste misterioso momento conseguimos “ver/ouvir/sentir” a imaginação de cada uma) sobre o que há lá dentro? Até que ao abrirem, descobre-se um antigo espelho que o reflexo revela o quanto as três são parecidas, independente das raças serem diferentes. Pois há traços humanos revelando a igualdade e a essência próxima de cada uma. A obra, classificada como literatura infantil, será em formato de E-book com texto de Claudio de Albuquerque e ilustrações de Ede Galileu. O texto vai buscar, com palavras simples, prender a atenção das crianças pela curiosidade em torno do conteúdo da caixa e pela identificação das crianças pelos personagens alí mostrados. As ilustrações vão apresentar 3 meninas diferentes fisicamente e cada uma com uma cor de roupa, em um estilo cartoon moderno pintado com lápis de cor, que também faz com que a criança se identifique por ser um tipo de desenho que elas mesmo fazem. Ao final descobrimos que se trata de uma história sobre a descoberta das diferenças e da igualdade racial.

Baixe o livro completo

Humanas Dramáticas
Marcos Cesar Duarte

Sinopse: Primeira publicação de obras teatrais do dramaturgo Marcos César Duarte, reconhecido autor da cidade de Jundiaí e com 30 anos de atividade artística ininterrupta. O formato da publicação é em e-book. O projeto traz a oportunidade de reunir 4 obras com poéticas distintas mas autorais. Os textos escolhidos já foram montados em diferentes tempos com diversos artistas locais.
O e-book conta com uma apresentação do autor para cada texto e registros fotográficos das peças em suas primeiras montagens.

Baixe o e-book completo

Monologar
Marcos Cesar Duarte

Sinopse: O presente projeto prevê a oportunidade da primeira publicação de obras dramatúrgicas em formato selecionadas do autor em e-book. A publicação permitirá, além do registro de parte da obra do artista local, a possibilidade de outros artistas entrarem em contato com seus textos, tornando viável futuras montagens com diferentes olhares.

Baixe o e-book completo

A verdade dói
Matheus Flores

Sinopse: História em quadrinhos que revela os pensamentos de uma barata negacionista quanto aos perigos que os humanos representam, que foi ferida por uma chinelada, mas conseguiu se esconder antes de ser morta. A história narra os pensamentos da barata em seu esconderijo, sem condições de voltar para sua casa e igualmente sem condições de manter sua convicção na inexistência de humanos que querem acabar com sua espécie. Passam por sua cabeça questões como a não aceitação da realidade, discursos versus ações, violência que pode ser desencadeada por falta de diálogo, especismo e honra.

Baixe o e-book completo

Sucessos
Matheus Flores

Sinopse: História curta em quadrinhos de humor que narra as pretensões do personagem fincando cada vez mais modestas. Porém ele alcança um sucesso jamais sonhado! Mas não bem o tipo de sucesso que se deseja.

Baixe o e-book completo

Tabacaria em Quadrinhos
Matheus Flores

Sinopse: versão em quadrinhos do poema A Tabacaria, de Álvaro de Campos (em domínio público), cujos desenhos não são uma ilustração do que o poema narra, mas imagens mais subjetivas, por vezes até abstrata, outras fazendo alusão ao cotidiano moderno.

Baixe o e-book completo

Os pequeninos da Serra do Japi em ritmo de preguiça
Ignez Apparecida de Castro (Dadí)

Sinopse: Mais uma aventura dos Pequeninos da Serra do Japi. Desta vez o oncinha-parda Apoema e o filhote de jacu Guyrá serão conduzidos por Mimindu, o preguicinha, ao “ritmo de preguiça”.

Baixe o e-book completo

A comédia do coração
Ana Paula Castro e Daniel Fernando Mateus

Sinopse: O que pode acontecer a um coração feminino, apaixonado e prestes a se casar? O espetáculo é uma tragicomédia que lida com todos os sentimentos humanos e que leva à reflexões como: O que existe dentro de você? Se você fosse um sentimento, qual seria? A trama gira em torno da Razão que o tempo todo tenta impedir que a Paixão se case. A Paixão tem muita afinidade com a Alegria e o Sonho que a protege de todas as formas das maldades planejadas pela Dor, Ódio, Ciúme e o Medo. A Razão, mesmo sendo impedida consegue que a Paixão não se case, matando-a. Neste momento todo o coração fica em polvorosa com a morte da menina. O texto mostra a realidade que todos vivem quando estão apaixonados e a aborda a fragilidade do ser humano.

Um cisco de história
Ana Paula Castro

Sinopse: Haveria uma festa no céu, e os bichos sem asas estavam jururus de fazer dó. Mas a tartaruga não se deu por vencida e decidiu que ia ao baile, com a ajuda do Sr. Urubu ela consegue uma carona, na volta acontece um acidente, e a tartaruga cai das alturas, rachando todo o seu casco. Após a história, os ouvintes serão convidados a fazerem um desenho de entendimento do texto.

Contos de Lobato – podcast
Edivaldo Zanoti

Sinopse: Monteiro Lobato é um primeiros escritores infantis do Brasil e da América Latina, e sua obra “O sítio do pica pau amarelo” o projetou mundialmente. Mas poucas pessoas sabem que esse genial escritor tem romances e contos incríveis.
O projeto, no formato de podcast, pretende facilitar o acesso e levar esse conteúdo à população para, assim, divulgar essas obras.

Mistycalls – Vultos do Amanhã
Fernando Jesus Nogueira Catossi

Sinopse: Isolado na cidade de Brados, o escritor Miguel Veron desfruta de um retiro voluntário após dois anos internado para tratamento em uma clínica psiquiátrica. Diagnosticado como esquizofrênico, viu sua vida, profissão e casamento desmoronarem após prever o desastre de um avião com 187 passageiros, dentre os quais estava Carlos Doravanni, um proeminente senador da República. Perseguido pelos escândalos da imprensa e refém de constantes alucinações, Miguel se isola em uma cabana, onde pretende retomar seu fôlego para o mundo e a inspiração que traga de volta sua vontade de escrever. Em pouco tempo perceberá presenças em sua janela e vultos mergulhados nas escuras noites de Brados. Tormentos que o arrastarão de volta à sua angustiante condição e testarão seu discernimento sobre o que é real ou imaginário.

Mistycalls – Nephera
Fernando Jesus Nogueira Catossi

Sinopse: Na calma Inhaçu, em Santa Catarina, um fenômeno inexplicável se manifesta num isolado campo de trigo. O assunto se propaga pela rede e atrai olhares curiosos e sedentos pelo inexplicável. Um deles é Arthur Gracian, um especialista da área que se vê diante de uma de suas pesquisas de campo mais promissoras. Sob seus pés, as marcas de um gigantesco crop circle trazem a assinatura que precisa para dedicar seus próximos dias ao estudo daquele terreno. Terá ao seu lado, além do inseparável assistente Leonardo, Lorena, uma delegada local, responsável pelas investigações do caso. Enquanto isso, ao redor do mundo, uma pandemia assustadora se alastra com assombrosa e inexplicável ferocidade, tomando conta dos noticiários, gerando pânico e comprometendo a ordem nos principais polos urbanos. Uma nova peste negra que poderá assolar o planeta e desafiará a continuidade da própria espécie humana.

Kamishibai – Histórias de além mar
Duda Ohoe

Sinopse: Kamishibai (em japonês: 紙芝居, transl. kamishibai, literalmente “teatro de papel”) é uma forma de contar histórias que se originou no Japão no século 12. Um contador de histórias chega em uma praça e chama as crianças em volta de sua bicicleta, na garupa uma caixa misteriosa, cheia de surpresas ilustradas. Em Histórias de além mar vamos explorar os ambientes litorâneos e suas ricas narrativas explorando a técnica japonesa de narrar e as histórias do litoral brasileiro.

Oficina de Contação de Histórias com Kamishibai
Duda Ohoe

Sinopse: Oficina de Contação de Histórias com a técnica tradicional do Kamishibai – teatro de papel japonês apresentado sobre bicicleta. A linguagem permeia o mundo da ilustração, história em quadrinhos e teatro de sombras, bem como elementos particulares da cultura japonesa. A proposta é promover reflexões sobre a questão do espaço físico para se fazer histórias – quais as possibilidades de criação desses ambientes na cidade? O kamishibai é um teatro feito tradicionalmente sobre bicicleta, uma possibilidade de reconstrução dos fazeres coletivos em tempos de pandemia, um possível instrumento potente para retomada das atividades ao ar livre com o intuito de restauração dos laços de confiança no ambiente de convivência. Em tempos de isolamento social, onde as narrativas e estímulos são traduzidas pela tela e ambiente virtual, o fazer kamishibai ganha mais sentido além do quadrante de preservação histórica da linguagem. Trata-se de um fazer que estimula o contato humano, que propõe ocupações dos espaços de convívio por meio da troca de olhares. Em tempos de isolamento social, medo, e hiperexposição a ambientes virtuais, esta oficina propõe outro tempo da narrativa, o tempo das surpresas e das ilustrações sobre a materialidade do papel.

Cultivo ao Jardim dos Sonhos
Lisete Maria Pecoraro (atriz), Mariana Benatti (atriz e editora), Katia Affonso Manfredi (atriz) e Guilherme Rueda (autor)

Sinopse: Este projeto refere-se à performance poética das poesias do livro “Cultivo Ao Jardim Do Sonho”, primeira obra do autor Guilherme Rueda. Trata-se de uma obra em que autor vem trabalhando há dez anos, e que eterniza uma série de sentimentos, sensações e subjetividades vividas por ele durante sua formação emocional, sexual e adulta. O trabalho propõe uma investigação poética acerca do processo de descoberta de sentimentos dicotômicos, afetividades, vivências e conexões emocionais e sexuais, a partir do recorte vivenciado pelo autor – personagem principal da obra. A obra ainda inédita para o público, é um convite aberto ao leitor a ver, pensar e reconhecer através da poesia, a complexidade dos indivíduos e, concomitantemente, trazer a humanidade comum que reflete nosso olhar de volta para nós mesmos, forçando-nos a contemplar nossa maneira de ver e tratar o outro. Para as performances dramáticas das poesias, o autor convida três atrizes jundiaienses que interpretarão algumas das poesias, ainda inéditas para o público. Participam deste material as atrizes Katia Manfredi, Mariana Benatti e Lisete Pecoraro, juntamente com o autor. Durante os 15 minutos de vídeo, as artistas se debruçam na poesia lírica de Guilherme, utilizando de seus corpos e dos cômodos de suas residências para trazer vida e interpretação para as palavras do autor.

A Cartomante Machadiana
Luana Rodrigues Tinoco Zaparoli

Sinopse: Uma mulher busca consolo nas afirmações de uma cartomante para justificar sua paixão proibida, mas isso não impede que hajam amizades abaladas, traição, ameaças anônimas e mistério.

Pequenas grandes guerreiras
Luiza Bitencourt (atuação, pesquisa, roteiro e direção) e Gabriel Pereira (músico, compositor, criação e execução da trilha sonora original)

Sinopse: Uma coleção de contos em que as protagonistas mostram como os sonhos, coragem e um coração confiante podem mudar o mundo. Histórias de mulheres e meninas valentes que irão inspirar toda a família.

Eu falo enquanto durmo
Marcos César Duarte

Sinopse: “Eu falo enquanto durmo” é a essência da mente e da vivência através dos relatos e impressões do mundo onírico. São pílulas poéticas inéditas do autor jundiaiense Marcos César Duarte construídas em literatura e transposta para áudio em formato de podcast.

Dobrando Histórias: “O Rei Jururu”
Milva Morelli

Sinopse: Trata-se de uma história contada de maneira interativa, em vídeo, com muitos sons e articulações manuais e expressivas e em alguns momentos uma dobradura convida ao público a interagir com a contação da história, trazendo um momento de surpresa, de descobertas de valores humanos. Um Rei está jururu e para que possamos ajudá-lo é necessário descobrir um grande ensinamento! Para terminar a história será necessário fazer uma dobradura e o emocionante final poderá encantar ao público de diferentes idades.

Dobrando Histórias: A Lenda das 1000 Penas
Milva Morelli

Sinopse: Trata-se de uma história contada de maneira interativa, em vídeo e em alguns momentos uma dobradura convida ao público a interagir com a contação da história, trazendo um momento de surpresa, de descobertas de valores humanos. Uma avó e seus netos vivenciam momentos de muito prazer, visitando diariamente a horta do senhor João, mas algo acontece na Escola que estudam e durante um passeio a esse lugar mágico e especial a turminha tem uma grande lição! Ao terminar a história a dobradura estará completa e o emocionante final poderá encantar ao público de diferentes idades.

Linhagens – costuras originárias
Rita de Cássia Pedro

Sinopse: A proposta Linhagens: costuras originárias contará histórias originárias de algumas culturas africanas e ameríndias. Através do narrativa oral (oralitura) ora publicada em livro sobre a criação dos corpos dos humanos de materiais muito diferentes como o barro, o milho, o inhame, a madeira e mesmo o tecido. A contadora de histórias, bonequeira negra e neuropsicopedagoga Rita Sanchez em vídeo de 15 minutos trará fragmentos de mitos de criação dos corpos enquanto interconecta o fazer bonecas como um trabalho que para as pessoas de ancestralidade negra e ameríndia está ligado a criação originária dos corpos. A feitura e o fazimento continuo dos corpos como lugar de fundamento desses muitos povos. Através dessas contações e costuras pretende trazer a tona as múltiplas raízes da formação do Brasil como lugar de encontro quase nunca pacífico entre diversos.

Uni Verso & Prosa em Cores e Valores
Rodrigo Ferreira de Moraes e Sueli Patelli

Sinopse: O projeto foi idealizado em vídeos gravados, contando histórias de lendas, contos típicos das regiões do Brasil. Uma mala será utilizada para fazer essa viagem. Dentro dela, objetos da região que será apresentada e, de fundo, música típica do lugar. Os contadores de histórias, com objetivo de estimular e interagir com o público de casa, utilizarão a mala e adereços de forma lúdica e criativa. Os vídeos serão de aproximadamente 15 minutos cada. Assim, respondendo a pergunta abaixo, projetando três apresentações, num total aproximado de 45 minutos.

Histórias do Orun ao Ayie 
Pai Alex Odé Danjancilè

Sinopse: “Histórias do Orun ao Aiyé” é mais que uma contação de história, é a apresentação da tradição oral que constitui a cultura africana ocidental, como também a cultura negra transatlântica da qual fazemos parte. A população brasileira já foi formada por uma maioria de pessoas africanas, no entanto, através da violência da escravidão. Tal contradição criou uma fratura até hoje exposta: a formação de um país pela marginalização de seu próprio povo. A pele africana é discriminada, a estética africana é censurada, a fé africana é reprimida; “Histórias do Orun ao Aiyé” participa dos esforços para a visibilidade e afirmação da estética, simbologia e referências da cultura africana e afro-brasileira.