Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Audiovisual

Monalisa entrevista
Camila Coelho Brandão

Sinopse: “Monalisa Entrevista” é uma websérie, em formato de talk-show de comédia, sobre história da arte. Em cada episódio, Mona Lisa, a pintura de Leonardo da Vinci, entrevista uma obra importante da história da arte presente em pinturas, esculturas, gravuras etc. O presente projeto propõe-se a realizar 2 episódios pilotos deste talk-show com a duração de 3 minutos cada. Os convidados dos dois episódios serão, o busto de Nefertiti e as estátuas do Exército do Imperador Qin. “Mona Lisa entrevista” visa informar e entreter, utilizando-se da comicidade como via de retenção das informações culturais e históricas. O conteúdo de história da arte é cada vez mais presente nos vestibulares e frequentemente pouco estudado com tanta assiduidade quanto às matérias exatas e biológicas. Em uma combinação de aprendizado e diversão o programa propõe uma forma leve de se entrar em contato com a história da arte e suas principais figuras.

Duda não quer ouvir o Parabéns!
Camila Coelho Brandão

Sinopse: “Duda não quer ouvir o parabéns!” é um curta-metragem de animação sobre autismo infantil, ambientado no dia do aniversário de Duda, uma garotinha autista de 4 anos, aluna de uma escola primária. Permeado pelas especificidades do espectro, o filme nos faz observar o extraordinário mundo de Duda, através da olhar de Luiza, sua melhor amiga. Características como hipersensibilidade auditiva, literalidade, crises de euforia, inteligência elevada, hiperfoco e obsessão por temas específicos, são alguns dos traços de Duda identificados por Luiza através de uma ótica e poética infantil. Para sua amiga, o fascínio de Duda por coisas corriqueiras é mágico e muito bem vindo, suas crises eufóricas são entendidas como dança e a sua literalidade é só uma maneira mais matemática de ver o mundo. Luiza nos conta tudo com admiração, cuidado e amor por sua melhor amiga. Duda é fascinante, extraordinária e muito divertida. De classificação livre mas destinado principalmente à um público alvo infantil de 4 e 9 anos, o curta se utilizará de uma narração poética acessível que conecte facilmente o público às sentimentos extremos, etéreos, sinestésicos, eufóricos, aflitivos e sensoriais tão característicos do espectro. Construindo um panorama delicado sobre as questões da neuro divergência e utilizando-se do arquétipo junguiano da criança – no qual prevalece a pré-consciência sobre o inconsciente coletivo – o filme procura aludir causalidade e normalidade das diferenças e excentricidades entre os seres humanos.

Cine Humor & outras histórias
Fábio Ferrari (audiovisual)

Sinopse: Curta metragem documental que conta histórias engraçadas ocorridas dentro dos cinemas ou tendo os cinemas como foco principal através de pessoas que viveram à época dos cinemas de rua de Jundiaí. Também relatar informações sobre estas salas: ano de fundação, encerramento das atividades, quem foram seus proprietários. O Curta de documentário será ilustrado com fotos, recortes de jornal, pôsteres que ajudarão a contar cada causo.

O trem não parou. Nem meu amor.
Francis Etto

Sinopse: Na obra “O trem não parou. Nem meu amor”, o autor busca combinar as linguagens da fotografia e da animação misturados à um monólogo de um romance interrompido durante a quarentena, para falar um pouco dos afetos, das solidões, das vontades e das realidades diversas que foi conversando com amigues durante a pandemia. No vídeo o artista, através de um personagem fictício fala de sua última visita à capital de São Paulo, da volta de trem à cidade de Jundiaí e o que aconteceu durante o distanciamento social que passamos nos últimos meses. Através da imagem da janela da casa do namorado, toda a narrativa de memórias se liberta para um desabafo amoroso, de saudade e de esperança.

Black Tie
Guilherme Sai (direção, fotografia e edição), Marcelo da Silva (som), Claudio de Albuquerque e Willian Penna Cayres (atores), e Luara Vermieiro Patriarca (assistente)

Sinopse: Black Tie é um curta metragem produzido e gravado na cidade de Jundiaí por profissionais também de Jundiaí. O filme retrata uma noite na vida de João, um morador de rua que vaga pela noite buscando alimento ou qualquer item que lhe sirva no dia a dia.

Lágrima de Nuvem
Letícia Maria Nogueira

Sinopse: Uma menina empresta uma câmera filmadora de sua mãe para brincar de registrar as coisas. No entanto, se esquece de desligar a câmera e vai brincar de outra coisa. A menina começa a fazer reflexões sobre as nuvens e tenta conversar com elas.

Os três astronautas
Lucas Lima

Sinopse: Era uma vez a Terra, um lugar lindo onde moram pessoas especialmente, digo, espacialmente curiosas. Mas e quando a curiosidade nos leva até o Desconhecido, e ele nos dá medo? Através da narração da história Os três Astronautas – de Umberto Eco, utilizando a técnica de animação stop motion, pensaremos de forma lúdica e para toda a família sobre um dos mais antigos sentimentos do ser humano: o medo do desconhecido.