Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Lei Aldir Blanc – Propostas Formativas Virtuais

E-book: Brincadeiras Teatrais
Alessandra Ancona de Faria (Concepção e texto) e Giovana del Masso (design gráfico)

Descrição: Este e-book apresenta 30 brincadeiras teatrais com uma versão a ser feita em casa e outra em espaços coletivos, de tal maneira a atender famílias, especialmente no período de isolamento pela pandemia do Corona Vírus, e educadores que atuem em espaços culturais e/ou escolas. São brincadeiras que exploram a linguagem teatral, abarcando sua diversidade de aspectos cênicos, como personagem, espaço e ação dramática, além de explorar a consciência corporal e vocal.

Baixe o e-book completo

Produção: Produzir e Existir
Reflexões sobre a produção cultural em tempos de pandemia

Heloísa Silva Oliveira

Sinopse: Produzir e (R)existir – Produção Cultural em Tempos de Pandemia é um livro em formato eletrônico, que traz registros e aprofundamentos críticos sobre a função do produtor cultural e de outros profissionais do setor durante o período de isolamento social. Não é um material pedagógico de formação, no sentido de um tutorial de como fazer, mas sim uma fonte de inspiração e provocação, para que repensemos os nossos valores e práticas como produtores.

Baixe o livro completo

Lugar Comum: um guia incomum para quem tem uma cidade em comum
Isabella Ferraro

Sinopse: Lugar Comum é um e-book de atividades que pretendem instigar o cidadão jundiaiense – bem como qualquer pessoa que visite a cidade – a explorar Jundiaí, desenvolvendo um novo olhar para o nosso Patrimônio Histórico e Cultural, patrimônio este que pode passar despercebido quando estamos dentro de um carro ou distraídos em nossas preocupações cotidianas. Desta forma, espera-se despertar nos leitores um olhar de viajante para um local já conhecido; o desejo de se aprofundar na rica história local e, principalmente, de cuidar e de se apropriar da cidade como sendo sua, ou seja, estimulando no indivíduo a noção de pertencimento. Espera-se, ainda, que este e-book colabore para o protagonismo do cidadão como protetor da sua cidade, bem como o protagonismo do próprio patrimônio jundiaiense, de modo que possa ser constantemente lembrado e celebrado pelas pessoas das mais variadas idades, contextos sociais, econômicos e interesses, quando passarem por nossas ruas todos os dias, sensibilizadas pelos aspectos materiais e imateriais abordados neste livro. Com a pandemia de COVID-19 e os protocolos de isolamento, intensificaram-se as caminhadas individuais (item 2.1.3 do edital) e também a ocupação de locais abertos e comunitários (praças, passeios, córregos) durante a fase amarela. Neste período de deslocamento reduzido, restrições espaciais e limitações de convívio, o olhar pessoal invariavelmente se volta para as possibilidades individuais (item 2.1.3 do edital) em um nível local e inclusive doméstico, em contraste com o trânsito global/nacional/estadual/ regional ou mesmo municipal observado em tempos sem pandemia. A ideia de um e-book que desafie o leitor a interpretações inéditas de um lugar familiar nasce deste conceito de olhar para o próprio jardim, de reconhecer sua terra e seu papel nela. Neste sentido, também se faz presente o conceito de resgate e memória, conscientizando o leitor sobre sua própria narrativa histórica, em meio à história de tantas personalidades, profissionais e grupos relevantes para nossa cronologia municipal.

Baixe o e-book completo

O que é Cultura? E outras perguntas
Letícia dos Passos Rosa

Sinopse: O objetivo deste projeto é utilizar as contribuições e considerações teóricas dentro da antropologia, política, sociologia da cultura e história para apresentar informações e descrições elementares, assim como reflexões que envolvem o universo da cultura. Desta forma, apresentam-se os cinco eixos centrais que guiarão o desenvolvimento deste projeto: 1. O que é cultura? 2. O que é identidade? 3. O que é política cultural? 4. O que é a cadeia produtiva da cultura? 5. O que é plataformização? A noção de bens culturais, as relações entre identidade e cultura, a cultura em sua dimensão política, as políticas culturais nacionais, os direitos culturais, os modos de produção e a cultura em sua dimensão mercadológica, além dos processos de digitalização dos bens de cultura e suas implicações, estão entre os assuntos a serem abordados no e-book. De forma sintética e introdutória, pretende-se apresentar conceitos-chave para contribuir com a formação de técnicos, produtores e artistas, procurando expandir o acesso a teoria que estrutura a prática destes trabalhadores. As concepções teóricas desempenham um importante papel na formação de uma percepção crítica das relações e processos produtivos, promovendo a participação política e a construção ativa de um concepção de cultura mais acessível, plural e cidadã.

Baixe o e-book completo

Customização – Técnicas para transformar suas roupas em casa
Mayara Sabino Rocha

Sinopse: e-book com algumas técnicas de estamparia manual utilizando materiais simples e de fácil acesso, sem necessidade de equipamentos como máquinas de costura, e que pode ser feito em espaços pequenos. Muitas vezes com pequenas mudanças, como é o caso da customização, transformamos a roupa usada em uma nova, e o que estava sem uso ou á ponto de ser descartado, tem uma nova chance de ser utilizado por mais tempo sem ser substituído por uma peça nova. Além de desenvolver a criatividade, o fazer manual também ajuda na diminuição do estresse e ansiedade, principalmente decorrente desse período de isolamento social ocasionado pela pandemia.

Baixe o e-book completo

Profissionais invisíveis – O que tem atrás das cortinas!
Suelen Aparecida Martins

Sinopse: Oficina com o intuito de apresentar tudo que existe por trás das cortinas de um teatro. Quem são esses profissionais e as carreiras de técnico de som, iluminação, camareira, maquiador, diretor de palco, figurinista e costureira? Além de apresentar o universo atrás das cortinas é importante a valorização desses profissionais da cidade de Jundiaí para as produções locais. Os temas são apresentados em 4 encontros online em plataforma digital e livre acesso ao público.

Baixe o e-book completo

Oba Kembê: Reencontro com a Ancestralidade
Ubirajara de Castro

Sinopse: Oba Kembê é o “nome de santo” de Lázaro Pinto de Camargo, homem que reatou a sociedade jundiaiense com o berço da humanidade ao iniciar o primeiro candomblé em 25 de junho de 1963. Através dele o Templo de Culto Afro Santa Catarina mantém viva até hoje a linhagem de angola de Tata Londirá, Joãozinho da Goméia, e os nkisi de uma das culturas mais antigas do mundo, a dos banto. “Oba Kembê: reencontro com a ancestralidade” é uma publicação editorial que apresenta as raízes e ramificações de uma das casas mais importantes do Brasil e de mundo, da qual Jundiaí participa. As gerações, filiações e formação do candomblé angola em Jundiaí é a formação da própria cultura jundiaiense e internacional, assentada por fundamentos que atravessam séculos e fronteiras.

Baixe o e-book completo

Brincadeiras teatrais
Alessandra Ancona de Faria (concepção, roteiro e gravação) e Giovana Del Masso Silveira (edição do vídeo)

Sinopse: Este vídeo apresenta 12 brincadeiras teatrais que exploram a linguagem teatral, abarcando sua diversidade de aspectos cênicos, como personagem, espaço e ação dramática, além de explorar a consciência corporal e vocal.

Desenvolvimento de projeto e captação de recursos
Bárbara Guilherme Maciel

Sinopse: Mini-curso de iniciação sobre leis de incentivo, desenvolvido e estruturação de projetos culturais para leis de incentivo e principais etapas para captação de recursos. O vídeo gravado terá duração de 50min. com edição e slides de informações e referências.

AtualizaSOM: Primeiros Passos para gravar uma música
Rhanna

Sinopse: Embora seja comum a gravação de covers e músicas autorais de forma informal e sua posterior postagem nas redes sociais, isso pode acarretar em prejuízo financeiro ou uma grande dor de cabeça. Neste vídeo, Bruna Oliveira apresenta como gravar uma música sem o risco de Block nas plataformas e como monetizar seu conteúdo.

Iniciação ao malabarismo
Nattan Nogueira Nogueira

Sinopse: O malabarismo é uma arte desafiadora e estimulante. Estudos mostram que seus praticantes aumentam a concentração e a coordenação motora . Em “Iniciação ao Malabarismo”, o artista Nattan Nogueira Nogueira, ensina modos e técnicas iniciais da arte do malabares com tutoriais dos movimentos de bolinhas e claves.

Técnicas básicas para iniciação circense
Giovana Falcade

Sinopse: o projeto aborda, em aula iniciante/intermediário de circo, técnicas de chão, saltos e figuras acrobáticas; além da preparação física, alongamento e aquecimento. Tendo em mente toda a segurança e os cuidados para que não ocorra qualquer tipo de lesão ou algo relacionado. Em todas as fases da aula a professora faz uma explicação bem detalhada para melhor entendimento dos exercícios, sem uso de equipamentos para que fique mais acessível para os participantes.
O workshop é dividido em três etapas:
– Primeira etapa: Alongamento, exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Dando maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação;
– Segunda etapa: Aquecimento, preparamos o músculo para que ele possa ter maior rendimento na atividade escolhida, além de evitar lesões;
– Terceira e última etapa: Execução da proposta principal, que foram citadas no início e que serão voltado para as acrobacias, como: ponte, estrela, parada de mão e outros exercícios.

Palestra de Dramaturgia no Teatro de Criação
Gustavo Costa

Sinopse: A Palestra de Dramaturgia no Teatro de Criação é uma palestra de escrita criativa, com ênfase em processos coletivos de criação. Ela nasce de uma pesquisa pessoal do proponente para Oficinas de Criação de Peças em processos coletivos. Com ênfase no texto dramaturgo, a palestra visa oferecer aos oficineiros um diálogo sobre a experiência teatral de jogos, dinâmicas, conteúdos teóricos e práticos que os envolvam no universo cênico e dê base para adentrar na escrita; para isso, partindo de métodos de autores renomados da dramaturgia, da literatura e do cinema, através de um passo a passo dinâmico e intuitivo, os participantes terão acesso a um método de aplicação para desenvolvimento de um texto dramaturgo.

Comunicando Projetos & Artistas
Gustavo Koch

Sinopse: Após a criação de um produto cultural, a principal dificuldade de seus realizadores está na Comunicação. É quando muitas ideias e carreiras perdem suas forças. Para enfrentar este problema, o especialista em comunicação e gerenciamento de projetos de arte e cultura Gustavo Koch desenvolveu o “Comunicando Projetos & Artistas”, um curso rápido, em vídeo, que busca compartilhar informações, ferramentas e experiências que auxiliem artistas e produtores na autogestão da comunicação, sabendo que é comum que esses profissionais assumam também esta função em seus projetos ou carreiras. Aberto para projetos de arte e cultura de diferentes linguagens, esta videoaula aponta a importância de um bom planejamento de comunicação, suas diferentes fases, técnicas e pontos a serem seguidos na busca por resultados. O objetivo é capacitar a audiência não apenas para a autogestão, mas acerca das necessidades da profissão – dessa maneira, colaborando com novas percepções sobre a valorização dentro do mercado cultural. Indicado para artistas e produtores culturais independentes de diferentes linguagens, estudantes e demais pessoas interessadas na comunicação de projetos de arte e cultura.

Mulheres na Luz
Iara Zanatta

Sinopse: A palestra propõe ao espectador a mudança na perspectiva do olhar quando se trata de iluminação cênica. Partindo da ótica da mulher na criação e na operação, é discutido o meio enquanto espaço de trabalho, e qual é a importância e diferença no resultado final de ter esse lugar ocupado por mulheres.

Olhares da luz
Iara Zanatta

Sinopse: A videoaula Olhares da Luz propõe discutir os olhares que uma mesma cena propõe quando se muda a perspectiva de direcionamento da iluminação. Texto e encenação permanecem os mesmos, mas a iluminadora propõe alterar a intenção de cena apenas com a mudança na iluminação.

A Arte da Cenografia 
Juliana Fernandes

Sinopse: Na oficina “A Arte da Cenografia”, a premiada cenógrafa Juliana Fernandes mostra desde a sua experiência profissional no interior paulista até os trabalhos com grandes nomes do Teatro Brasileiro, introduzindo o espectador no mundo da cenografia em diversas áreas como o Teatro, Cinema, Música, festas e shows.

Gramatica dos Símbolos
Luiza Bitencourt

Sinopse: Este workshop pretende apresentar as estruturas da narrativa dos mitos presentes nos contos de fadas, analisando os símbolos, o fio condutor destes contos tão presentes e importantes para a formação e construção da infância do ser humano.

Iluminação Básica para Teatro
Rafael Lopes

Sinopse: Uma introdução ao mundo da iluminação para peças teatrais amadoras e estudantis.

Arquitetura e Teatro
Ricardo Dal Checo de Assumpção

Sinopse: A oficina “Arquitetura e Teatro” é voltada principalmente para crianças e adolescentes, com o intuito de indiretamente atuar na formação de público, de novos artistas, e defensores do patrimônio histórico, através do cruzamento da história da arquitetura e do teatro. O edifício teatral é um dos mais antigos registrados na história, surgindo logo após o conceito de moradia, e sendo ele, até os dias atuais, fundamental no desenvolvimento das cidades e dos arredores de onde está implantado. Nesta oficina passaremos pelos primórdios do teatro, assim como pela formação das cidades, e a influência das artes no tecido urbano, encerrando na história de Jundiaí, seu centro histórico, seus teatros ao longo dos anos, e principalmente o Teatro Polytheama, suas características, elementos arquitetônicos e cenotécnicos. Ator desde os nove anos de idade, formado em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduado em inovação, pós-graduando em Arte-educação, e professor de teatro desde 2014, Ricardo Assumpção utilizou o tecido urbano de Jundiaí e seus edifícios culturais como pesquisa para o seu TCC em 2012. Possui em seu acervo particular entrevista com o arquiteto responsável pelas obras de reforma do Teatro Polytheama, assim como fotos exclusivas do período. O trabalho traça o planejamento de um ‘circuito cultural jundiaiense’ ao longo do centro da cidade, integrando os principais espaços existentes, em conjunto aos eixos urbanos das avenidas Jundiaí e da Nove de Julho). Trata-se de uma oficina de caráter altamente formativo, instigante e provocativa, buscando de maneira leve desenvolver a consciência e o apetite pelo patrimônio cultural.

Bonecando Alteridades
Rita de Cássia Pedro

Sinopse: O workshop Bonecando Alteridades compõe em registro audiovisual de 30 minutos a relação entre a confecção/feitura de bonecas de tecidos e alteridades corporais e cognitivas. Tal proposta visa um trabalho formativo que coloque em questão o capacitismo, ou seja, a opressão e discriminação de pessoas com alteridade corporal e cognitiva na nossa sociedade excludente. A bonequeira negra e neuropsicopedagoga clínica Rita Sanchez apresentará caminhos de como costurar a feitura das formas, texturas e nuances que dão corpos as bonecas à apreensão dos corpos possíveis como imagens, representatividades e afetividades das pessoas com deficiência. Ampliar o imaginário sensível com a criação de bonecas de tecidos é uma posição tácita na luta antidiscriminatória no desejo de construção coletiva de um mundo para todos.

Oficina de Customização sustentável
Roberto Silva

Sinopse: Oficina com o objetivo de dar uma nova identidade para as roupas do guarda roupa, utilizando recursos sustentável

A História da Moda e os dias atuais
Roberto Silva

Sinopse: Vídeo sobre a História da Moda e os impactos que ela sofreu durante a pandemia.

Maquiagem para Teatro Infantil
Larissa Gasparotto

Sinopse: Tutorial completo de como fazer uma maquiagem de bruxa, voltado principalmente para atores e atrizes, usando técnicas de próteses com slug e envelhecimento da pele que podem ser replicadas em diversos outros personagens. Serão detalhados os produtos utilizados, utensílios e técnicas, passo a passo, até o resultado final.

A Teatralização da Iluminação no Circo
Silviane Ticher

Sinopse: Com a chegada de circos no Brasil como o Cirque du Soleil, a forma de se fazer um espetáculo circense mudou e com ela houve uma mudança na iluminação. Espetáculos que antes eram feitos com a luz que se dispunha em lonas e picadeiros foram obrigados a pensar em um novo conceito e agora passam a ter que elaborar uma nova maneira de se pensar na luz. A essa nova maneira denominamos aqui “teatralização da iluminação”.

Capoeira
Ubirajara Luis

Sinopse: A capoeira é um dos ícones da cultura brasileira. De raízes africanas, no Brasil ganhou desenvolvimentos variados e se difundiu sendo reconhecida por todas as pessoas como um patrimônio da cultura do corpo, da luta, da música e da sociedade.

Ubirajara é professor licenciado pela Escola de Educação Física Esef Jundiaí e capoeirista desde 1995, e resume nesta videoaula diversas das técnicas e princípios da capoeira da Angola e do Moçambique.

Video Aula: Gerenciamento Artístico para Artistas Independentes
Jota Wagner

Sinopse: O curso de Gerenciamento Artístico para Artistas Independentes apresenta um panorama sobre todos os processos relativos a se manter e prosperar com um projeto musical independente. A Oficina já foi ministrada com bastante sucesso em 2018 em Jundiaí, e agora se apresenta em formato de vídeo aula.

A interpretação na Dança
Vladimir Camargo

Sinopse: Artes cênicas, as artes da cena, o ‘estar em cena’. O que a dança e o teatro têm em comum? Como utilizar a técnica teatral na criação de uma obra de dança? São questões de grande relevância e ferramentas muito pouco utilizadas. Há um distanciamento entre as duas áreas e podemos romper com ele.