Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) – 5º concerto da temporada 2024

Data: 14 de setembro (sábado)

Local: Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro)

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), preparou para seu 5º concerto da temporada 2024 no Teatro Polytheama um programa com C. Franck, C. Saint-Saëns e R. Schumann, com a participação, como solista, do violoncelista Alceu Reis.

Diretora artística e regente: Claudia Feres

Solista: Alceu Reis (violoncelo)

Programa:

• C. Franck (1822 – 1890) – Preludio (do Preludio, Fuga e Variações Op 18)
  • C. Saint-Saëns (1835 – 1921) – Concerto para violoncelo Nº 1 em Lá menor, op. 33
    violoncelo – Alceu Reis
  • R. Schumann (1810  1856) – Sinfonia Nº 3 em Mi bemol maior, Op.97 (Renana)
    Lebhaft
    Scherzo, Sehr mässig
    Nicht Schnell
    Feierlich
    Lebhaft

Entrada gratuita – ingressos disponíveis a partir das 10h30 do dia 13 de setembro (sexta-feira), tanto nas bilheterias do Teatro Polytheama e do Centro das Artes, quanto na internet, por meio da plataforma Sympla. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

O mesmo programa será reapresentado pela OSMJ no domingo (15), a partir das 11h, na capital nas Matinais da Sala São Paulo.

O solista
Alceu Reis estudou com Iberê Gomes Grosso, é bacharel em violoncelo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e aperfeiçoou-se com Pierre Fournier. Atua nos mais diversos setores musicais, como recitalista, camerista, solista e primeiro violoncelo-solo das orquestras do Rio de Janeiro. Integrou os Quartetos Bessler-Reis e Amazônia. Atuou com renomados artistas, como Nelson Freire, José Fegali, José C. Cocarelli, Frances Spinguel, Luis F. Benedini, Jean L. Steurmann, Olivier Bernard, Lílian Barreto, Miguel Proença, Antonio Meneses, Linda Bustani e Turibio Santos, entre outros.

Sua ampla discografia vai desde o disco em homenagem a Iberê Gomes Grosso, passando pelo Divertimento para Violoncelo Solo op. 58, de Henrique Korenchendler, premiado na 2ª Bienal de Música Contemporânea, até a gravação de cinco CDs pelos selos “Le Chant du Monde” e “Duchesne”, que incluem 17 quartetos de Villa-Lobos, Verdi, Puccini, Carlos Gomes, Gounod, as integrais para Quarteto de Lorenzo Fernandes e Cesar Franck, lançados com grande sucesso em Paris e Bruxelas. Tem recebido elogiosas críticas de revistas especializadas como “Le Monde de la Musique” e “Diapason” e, em 1988, foi considerado pelo New York Times como a melhor gravação de Quarteto do ano.

No Brasil recebeu quatro prêmios “Sharp”, como melhor disco clássico de 1990, 1991, 1992, e 1993, e o prêmio de melhor disco do ano da Associação de Críticos de São Paulo (ACSP).

Alceu recebeu também o Prêmio Grammy em 2002, é professor da Universidade UNI- RIO e realizou a gravação da série completa dos quartetos de Mendelssohn com o quarteto Carlos Gomes. Gravou todos os 17 quartetos de Villa-Lobos com os quartetos Bessler-Reis, Amazônia e Carlos Gomes.

Data: 14/09/2024

Horário: das 20:00 às 21:30

Local: Teatro Polytheama
Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro