Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) nas Matinais da Sala São Paulo
Atividade já realizada.
Data: 15 de setembro (domingo)
Horário: 11h
Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, nº 16 — 2º andar, São Paulo)
A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), apresenta-se na tradicional Sala São Paulo de espetáculos da capital, como parte da programação de seus “Matinais na Sala São Paulo”. Para o espetáculo, a OSMJ leva programa com C. Franck, C. Saint-Saëns e R. Schumann, com a participação, como solista, do violoncelista Alceu Reis.
Diretora artística e regente: Claudia Feres
Solista: Alceu Reis (violoncelo)
Programa:
- C. Franck (1822 – 1890) – Preludio (do Preludio, Fuga e Variações Op 18)
- C. Saint-Saëns (1835 – 1921) – Concerto para violoncelo Nº 1 em Lá menor, op. 33
violoncelo – Alceu Reis - R. Schumann (1810 1856) – Sinfonia Nº 3 em Mi bemol maior, Op.97 (Renana)
Lebhaft
Scherzo, Sehr mässig
Nicht Schnell
Feierlich
Lebhaft
Ingressos disponíveis para compra a partir das 12h do dia 09 de setembro (segunda-feira) no site da Sala São Paulo de espetáculos
O solista
Alceu Reis estudou com Iberê Gomes Grosso, é bacharel em violoncelo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e aperfeiçoou-se com Pierre Fournier. Atua nos mais diversos setores musicais, como recitalista, camerista, solista e primeiro violoncelo-solo das orquestras do Rio de Janeiro. Integrou os Quartetos Bessler-Reis e Amazônia. Atuou com renomados artistas, como Nelson Freire, José Fegali, José C. Cocarelli, Frances Spinguel, Luis F. Benedini, Jean L. Steurmann, Olivier Bernard, Lílian Barreto, Miguel Proença, Antonio Meneses, Linda Bustani e Turibio Santos, entre outros.
Sua ampla discografia vai desde o disco em homenagem a Iberê Gomes Grosso, passando pelo Divertimento para Violoncelo Solo op. 58, de Henrique Korenchendler, premiado na 2ª Bienal de Música Contemporânea, até a gravação de cinco CDs pelos selos “Le Chant du Monde” e “Duchesne”, que incluem 17 quartetos de Villa-Lobos, Verdi, Puccini, Carlos Gomes, Gounod, as integrais para Quarteto de Lorenzo Fernandes e Cesar Franck, lançados com grande sucesso em Paris e Bruxelas. Tem recebido elogiosas críticas de revistas especializadas como “Le Monde de la Musique” e “Diapason” e, em 1988, foi considerado pelo New York Times como a melhor gravação de Quarteto do ano.
No Brasil recebeu quatro prêmios “Sharp”, como melhor disco clássico de 1990, 1991, 1992, e 1993, e o prêmio de melhor disco do ano da Associação de Críticos de São Paulo (ACSP).
Alceu recebeu também o Prêmio Grammy em 2002, é professor da Universidade UNI- RIO e realizou a gravação da série completa dos quartetos de Mendelssohn com o quarteto Carlos Gomes. Gravou todos os 17 quartetos de Villa-Lobos com os quartetos Bessler-Reis, Amazônia e Carlos Gomes.
Quando
Data: 15/09/2024
Horário: das 11:00 às 12:30
Onde
Local: Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, nº 16 - 2º andar
São Paulo - São Paulo
CEP 01218020