Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro

Faça a visita virtual ao Teatro Polytheama pelo Patrimônio 360

A construção do atual Centro das Artes teve o lançamento de sua pedra fundamental em 05 de março de 1933. Construído para ser Mercado Municipal, o edifício teve seu projeto assinado pelo engenheiro Antônio Mila e do arquiteto Rino Levi, e foi inaugurado em 16 de junho de 1934 para sediar a primeira Festa da Uva.

Anos mais tarde, com o aumento das dimensões da Festa e sua transferência para o Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), o então Mercado tornou-se depósito municipal até que, após período de degradação e reforma, virou, finalmente, o Centro das Artes, inaugurado pelo então prefeito, Pedro Fávaro, em março de 1981, como centro de convivência e cultura. Em suas instalações, com projeto do arquiteto Antonio Fernandes Panizza, instalou-se a Sala Glória Rocha, tradicional ambiente de espetáculos da cidade.

Ainda na década de 1980, o espaço foi quase inteiramente devorado por um incêndio, em outubro de 1982. O espaço recebeu então nova modernização de suas instalações, durante a primeira administração do prefeito André Benassi, com projeto assinado pelo arquiteto Paulo Sérgio de França Silveira. Três décadas se passaram até novo fechamento para necessárias reformas estruturais.

Em 14 de dezembro de 2023, dia em que Jundiaí comemorou os 367 anos da elevação do então povoamento do sertão de “Mato Grosso de Jundiahy” à categoria de Vila, a Prefeitura oficializou a reabertura do espaço, inteiramente revitalizado, acessível e com modificações que atendessem a antigas demandas da classe artística local. Na ocasião, prestando uma justa homenagem ao chefe do Executivo responsável por sua conversão em equipamento cultural, o Centro das Artes passou a se chamar Prefeito Pedro Fávaro.

Entre as novidades, a Sala Glória Rocha de espetáculos conta agora com 270 lugares, ganhou pé direito maior, palco mais amplo e com recuo anterior para passagem dos artistas, além de um elevador para transporte de cenário. A acessibilidade também está presente, com a instalação de uma cabine de audiodescrição – uma das únicas da região – e acessibilidade para pessoas com deficiência – tanto para o público na plateia, quanto para os artistas, com acesso por rampa até o palco.

Ainda no piso inferior, o Saguão, além de área receptiva e de convivência, passa a contar com sistemas de som e luz para apresentações artísticas. Na nova sala de espetáculo, a Josette Feres, a proposta é de um layout livre e multifuncional, com 80 lugares para o público e todas as instalações de som e luz necessárias.  

Já no piso superior, a nova Galeria de Exposições – que presta uma homenagem à artista Olga de Brito – passa a ser a maior da cidade, com mais de 100 pontos de iluminação cênica instalados para a valorização das obras expostas e demais atividades previstas para o local, como lançamentos de livros e saraus.

Em Jundiaí, Cidade das Crianças, além da programação, o Centro das Artes também possui instalações voltadas ao público infantojuvenil. Desde a entrada na rua Barão de Jundiaí até em suas imediações internas estão presentes instalações das campanhas Pé de Infância e Pé de Ouvido, da Rede Urban95, e um Cantinho da Amamentação no piso térreo.


Confira as mostras realizadas na Galeria de Exposições Olga de Brito:


Confira as fotos do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro


Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. A bilheteria acompanha o horário de funcionamento do equipamento cultural, para os ingressos tanto da Sala Glória Rocha e Josette Feres, quanto do Teatro Polytheama. No local está instalado ainda um totem eletrônico de ingressos.

Durante os feriados, pontos facultativos e emendas, este equipamento cultural pode ter alterações em seu horário de funcionamento. Os detalhes podem ser conferidos no site da Prefeitura.

Confira a programação completa do Centro das Artes