Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Exposição “Nonni di São Paulo”

Período: de 19 de maio a 03 de julho de 2022

Local: Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes – Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro,

Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 17h

Classificação livre

Entrada gratuita

Confira as fotos da exposição

Sinopse: “Nonni di São Paulo” reúne material referente ao período de 1887 e 1978, quando a Hospedaria de Imigrantes do Brás recebeu mais de 800 mil migrantes italianos com diferentes destinos e vivências tornando essa a nacionalidade predominante em termos quantitativos, entre as mais de 70 registradas nos documentos históricos do local.

Com foco para as experiências de pessoas que passaram por esse deslocamento, e grande parte se deslocou também ao interior de São Paulo por meio da ferrovia, a cidade de Jundiaí recebe a exposição que foi realizada pela primeira vez no Museu da Imigração e desde março de 2019 circula cidades do estado de São Paulo.

A curadoria reunirá 50 depoimentos realizados por Oliviero Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil, com o objetivo de registrar histórias de vida e compor um mosaico dessa imigração para as terras brasileiras, formando um painel da integração entre o país europeu e São Paulo.

“Não importa se nasceram ainda na Itália ou se são descendentes. É irrelevante se falam italiano ou o dialeto de alguma região italiana ou, ainda, somente o português. O que é importante é que tenham uma bonita história para contar, uma narrativa que faça sonhar, que se assemelhe a uma fábula fantástica: a realidade, bem se sabe, é repleta de surpresas e sonhos tanto quanto a fantasia”, comenta Pluviano, que entrevista migrantes italianos, entre 70 e 90 anos, desde 2013.

A exposição, cuja primeira montagem teve o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e do Consulado Geral da Itália em São Paulo; e patrocínio da Bauducco, apresenta a trajetória da Lisena Montanaro, uma das “Mães de São Vito” que embarcou para o Brasil em 1955 dois dias depois de completar 18 anos; de Bruna e Giorgio Maschietto, ambos da região do baixo Vêneto e que chegaram em terras brasileiras em 1955 e 1953 – respectivamente -; de Mino Carta, responsável pela fundação das revistas Veja, IstoÉ, CartaCapital e Quatro Rodas e do Jornal da Tarde e Jornal da República, e mais personagens.

Para a edição em Jundiaí, Oliviero Pluviano realizou uma pesquisa aprofundada e visitou a cidade em entrevistas com vários italianos que escolheram a cidade como seu lar, a partir da década de 50. O público visitante terá a oportunidade de conhecer mais sobre a presença italiana recente em Jundiaí, o que complementa o mosaico italiano da cidade que foi berço da chegada dos italianos ao Brasil, em especial no início do século 20.

Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.


Quando

De 20/05/2022 a 03/07/2022

Onde

Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro.
Jundiaí - São Paulo
CEP 13207-060

Como chegar

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/evento/exposicao-nonni-di-sao-paulo/