Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Ruas de Brincar

“Ruas de Brincar” é uma iniciativa vinculada ao programa Cidade das Crianças que tem como objetivo de incentivar a retomada da autonomia das crianças pelas ruas da cidade, o resgate de brincadeiras tradicionais e o intercâmbio intergeracional.

Conforme estabelecido pelo decreto 32.565, de 22 de fevereiro de 2023, e publicado entre as páginas 13 e 15 da edição 5233 da Imprensa Oficial, a iniciativa é vinculada à Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Veja como é fácil! Você pode assistir ao Vídeo Tutorial e acessar o Manual Passo a Passo.

A iniciativa consiste no fechamento, aos domingos e feriados, das 9h às 17h, de vias públicas do Município – excluindo-se aquelas onde haja, por exemplo, hospitais e linhas de ônibus, além de fluxo intenso de veículos por conta de atividade comercial ou de serviços.

Os munícipes interessados na iniciativa devem enviar um e-mail para ruasdebrincar@jundiai.sp.gov.br ou preencher formulário on-line, a fim de agendar uma reunião de esclarecimentos. Após este encontro, o responsável pela solicitação deverá apresentar à UGC um abaixo-assinado com as assinaturas de pelo menos 75% dos residentes da área pretendida, juntamente com o desenho indicando o trecho do endereço solicitado.  

A solicitação será analisada pelas Unidades de Gestão da Prefeitura competentes – como Esporte e Lazer (UGEL) e de Mobilidade e Transporte (UGMT)

Em caso de deferimento, os solicitantes receberão a autorização formal para a interdição e o kit básico para sua implementação, que consiste Guia de implementação, itens básicos para brincadeiras (como cordas, bolas e bambolês), além de dois cavaletes para posicionamento no trecho interditado, com as identidades visuais do programa Cidade das Crianças, com a frase “Perdoem o transtorno. Estamos brincando por vocês” e desenhos do artista italiano Francesco Tonucci (Frato) – idealizador da Rede de Cidades das Crianças – e da campanha Pé de Infância.

Todas as solicitações devem ser renovadas, anualmente, entre os meses de janeiro e fevereiro.