Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

Pinacoteca-1

Fachada da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

A Pinacoteca Municipal “Diógenes Duarte Paes” foi criada em 2008 com a finalidade de desenvolver atividades relacionadas às artes visuais, com exposições, workshops, oficinas e afins. O museu possui um acervo variado de artes plástica, composto por 477 obras, a maioria de caráter bidimensional, de artistas plásticos brasileiros e de Jundiaí e Região.

Parte das obras foram incorporadas ao acervo por meio da doação realizada pelo Conselho de Fiscalização Artística do Estado, com as obras premiadas nos Salões Paulista de Belas Artes da década de 1960, que enriqueceram o acervo do ponto de vista qualitativo, com obras que se consolidariam como referências da melhor produção daquele período, como as esculturas: O menino tocando flauta, Tereza D´Amico; Apolo, Vicente Di Grado e Triste, Sisuko Sakai.

Muitas das obras premiadas nos Salões de Arte Contemporânea de Jundiaí, realizados pela Associação de Artes Plásticas de Jundiaí, entre as décadas de 1970 e 1980, contribuiu para formação e ampliação significativa do acervo. Entre os artistas premiados destacamos Cláudio Tozzi, Dissociação das Cores e Sérgio Romagnolo, Verde Oliva e Verde Azeitona.

É possível também entrar em contato com as pinturas de Inos Corradin, Paisagem; Chrismontez de Brito, Peso Pena e Elvio Santiago, O Vilarejo e os Balões. Além dos desenhos de Cecilia Celandroni, Urbano II e de Valdir Sarubi, Desenho II.

A despeito de sua ênfase na arte acadêmica, o acervo conta com obra de um dos nomes da geração modernista brasileira, o irreverente Flávio Carvalho, Mulheres (1972).

A Pinacoteca leva o nome de seu patrono – Diógenes Duarte Paes, artista Jundiaiense de notável talento com pintura, desenho e literatura. Entre suas   produções artísticas mais significativas destacamos o conjunto de aquarelas da Série Folclórica, que apresentam cenas do cotidiano ocorridos no interior de ambientes domésticos e públicos, nas quais é possível identificar a preferência do artista pelos personagens humanos, além de retratar valores sociais e culturais de uma Jundiaí nas primeiras décadas do século XX.

A Pinacoteca desenvolve atividades na área de comunicação, com suas exposições de longa e média duração, além de oferecer programa educativo para público escolar, idosos e comunidade.

Galeria de imagens:

 


Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Jundiaí – SP
Contato: (11) 4586-2326 / pinacoteca@jundiai.sp.gov.br
Horários: terça a sexta-feira – 10h às 17h / sábados – 9h às 13h