Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ)

Confira a programação da Temporada 2025

A Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) é um corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Criada em 2011, por iniciativa da então Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra era um antigo anseio da população jundiaiense que passava a ser atendido pela administração municipal. Por meio de seu programa contínuo e crescente, a Orquestra visa à formação de público e a facilitar o acesso à arte no Município.

Tendo à sua frente, como regente e diretora artística, a maestrina Claudia Feres, a Orquestra tem se firmado como um conjunto promissor, tanto pela excelência de seus músicos quanto pelo repertório de seus concertos, consolidando-se a cada nova temporada como um notável agrupamento camerístico dentro do cenário musical da música erudita brasileira.

A orquestra apresenta uma programação que contempla obras importantes para o repertório dos grandes compositores da música clássica, uma parcela da produção de compositores brasileiros, música barroca e programas originais, tendo como temática a música popular.

Além das apresentações no Teatro Polytheama, a OMJ tem realizado apresentações em diversos palcos da cidade, com as participações especiais também de músicos convidados e dos demais corpos artísticos municipais.

Mesmo durante a pandemia de Covid-19, a OMJ não interrompeu seus trabalhos, mostrando bastante inovação e criatividade também em uma temporada virtual. Entre as iniciativas, como forma de prestação de serviço à população e a criação de conteúdos artísticos de qualidade, a OMJ disponibilizou diversas playlists, como Música em Casa, #tbt10anos, Rádio OMJ, Beethoven (em homenagem aos 250 anos do nascimento do compositor alemão), entre outras.

Entre as temporadas 2022 a 2024 , a Orquestra contou com uma composição Sinfônica, com a participação dos instrumentos das famílias de sopro e percussão, que se uniram aos de corda presentes desde a sua formação, e a criação de um núcleo de músicos bolsistas, com foco na formação de jovens músicos, além de seu grupo de músicos profissionais solistas de câmara.


Ficha Técnica

Violinos 1
Pedro Delarole, spalla
Paulo Lucas
Maria Emília Paredes
Anderson Cardoso
João Marcos Camargo
Thalita Chaves
Gilmar Santos
Nádia Fonseca

Violinos 2
Marcos Scheffel, chefe de naipe
Valdiner Rossi
Andressa Matheus
Heloisa Oliveira
Kleicy Moraes
Lizielma Monteiro
Hágatha Kanzawa

Violas
Gabriel Marin, chefe de naipe
Glaucia Chignolli
Edmur Mello
Giovanni Melo
Ingrid Elias
Marina Costa

Violoncelos
Alceu Reis, chefe de naipe
Mayara Alencar
Raul Andueza
Tayna Santos
Thiago Cordeiro

Contrabaixos
Thiago Hessel, chefe de naipe
Alex Dias
Ana Paula Freire
David Jordão de Moraes

Diretora Artística e Regente:
Claudia Feres

Assistente de Direção e Planejamento Artístico:
Fábio Vianna Peres

Arquivista:
Silvia Carla Garcia

Montagem:
Alison Carlos

Apoio administrativo:
Josiany de Castro Santos

Produção:
Heloísa Oliveira


Currículo da regente e diretora artística
Claudia Feres tem Master of Music pela Northwestern University e já esteve à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica Nacional da Ucrânia, entre outras. Foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, da Orquestra Jovem de Heliópolis e regente-adjunta da Orquestra Sinfônica de Santo André.

Também esteve à frente da Orquestra Filarmônica de Mulheres – AVON Women in Concert, ao lado de Barbara Hendricks e Kiri Te Kanawa e foi idealizadora dos Concertos Matinais – Londrina, Concertos Astra e Música e Cidadania – Jundiaí. Atualmente é diretora artística da Escola de Música de Jundiaí e da OMJ, onde atua como regente desde 2011.


Confira as fotos da OMJ