Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

O Complexo Fepasa agora é Expressa

Único patrimônio cultural de Jundiaí tombado em nível federal, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Complexo Fepasa ganha agora um novo conceito e passa a ser chamado de “Expressa”, um espaço de Cultura, humanidades e futuros.

Além de evocar o dinamismo do passado do local, construído pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro no final do século 19 para abrigar as oficinas de locomotivas à vapor da empresa, o novo nome também é um aceno ao seu futuro e à sua vocação como espaço de Cultura e criatividade.

Expressa é um convite à população jundiaiense, para que se torne cada vez mais um local de expressão e ocupação de todos, favorecidas pela criação de uma grande área parque em sua ala histórica, integrada com a avenida União dos Ferroviários e também pela instalação de uma nova roupagem e de um novo conceito.

Com base em Plano Diretor de ocupação e uso do local aprovado pela Prefeitura em 2020 junto aos órgãos de preservação do patrimônio histórico e cultural, o novo conceito por trás do Expressa é resultado de pesquisas e projetos desenvolvidos pela Allma Hub, importante parceira da Prefeitura, junto aos trabalhadores, munícipes e artistas que frequentam o local, bem como toda a população de seu entorno.

Ocupação

A nova ocupação do Expressa, bem como as atrações gratuitas propostas pela Prefeitura para o local, será norteada com base em eixos, definidos pela letra C, que são: Cidade e Cidadania, Comida, Criança e, obviamente, Cultura, todos eles reunidos no eixo Convivência.

Desde 2017, com a transferência da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) pela Prefeitura, ficou evidente a sua nova vocação enquanto equipamento cultural e de Economia Criativa.

Com a criação de diversas salas de ensaio no local, como a Sala dos Relógios, B1 e Hermeto Pascoal, além da Sala Jundiaí de espetáculos para apresentações, o espaço consolidou a sua vocação enquanto equipamento cultural. Vocação reforçada ainda mais pelas presenças para ensaios também dos artistas da Cia. de Teatro de Jundiaí, da Cia. Jovem de Dança, do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças, do Coral Municipal de Jundiaí e da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí, corpos artísticos municipais ligados à UGC.

Outra vocação do Expressa é ser um espaço para as crianças e para a sua convivência e intercâmbio com os seus cuidadores e com as outras gerações. Tal vocação é reafirmada pelo programa municipal Cidade das Crianças, por meio do qual a Prefeitura assume os compromissos e boas-práticas voltados ao pleno desenvolvimento da Infância.

A ocupação do Expressa também contará com uma importante aliada, a Gastronomia, segmento altamente vinculado à Economia Criativa, à geração de renda e à promoção de Jundiaí, por meio da produção de divulgação de alimentos e bebidas vinculados às tradições de nossa terra.

Cada um desses eixos, além de marcar a ocupação do espaço, também será contemplada em programações culturais temáticas.

Para facilitar a experiência e identificação de quem frequentar os mais 111 mil metros quadrados do Expressa, sendo 46 mil deles de área construída, foram criadas ainda identidades visuais correspondentes a cada um dos cinco eixos. Confira abaixo: