Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio

Entrega dos passaportes é feita em visita monitorada ao complexo Fepasa

O programa “Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio” é uma realização da Prefeitura, por meio da Plataforme de Educação e Cultura. Seu lançamento foi feito em agosto de 2018, como parte das ações do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural no Município e faz parte do eixo de investimentos na aprendizagem do programa Escola Inovadora.

O programa consiste na entrega do passaporte às crianças é feita durante a visita monitorada ao Complexo Fepasa, onde as crianças, guiadas por um ator fantasiado de chefe de estação da Companhia Paulista, conhecem e garantem os carimbos do Museu da Cia. Paulista, da Unidade de Gestão de Cultura, além do Poupatempo e da Fatec.

Após a visita, os pais ou responsáveis devem acompanhar os filhos à Ponte Torta, à Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, ao Teatro Polytheama, ao Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e à Catedral Nossa Senhora do Desterro, onde os demais carimbos serão obtidos. Com o passaporte completo, os alunos devem regressar ao Complexo Fepasa e obter o carimbo final no Departamento de Patrimônio Histórico, que lhes garantirá um certificado e um bóton de “Guardiões do Patrimônio.

O programa é voltado às crianças do G4 (quatro anos) e G5 (cinco anos) da Educação Infantil II da rede municipal de ensino da Prefeitura.