Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Rota Afro

Confira as datas e formulários de inscrições para as próximas edições desta Rota

A “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí” é uma iniciativa de educação patrimonial da Unidade de Gestão de Cultura, vinculada aos Departamentos de Cultura e de Patrimônio Histórico. Instituída enquanto projeto-piloto de Educação Patrimonial, a Rota iniciou-se em 2022, durante a programação do “Novembro Negro”.

A iniciativa consiste na visita monitorada, em grupo, a pontos marcantes da presença da população negra no Município, acompanhado de equipe mediadora e trajeto com ônibus. Durante a mediação, o grupo é recebido em cada um dos pontos por elenco próprio da Rota, que realiza as intervenções artísticas referentes ao tema do espaço visitado.

A visita é realizada de ônibus e duração estimada de quatro horas, percorrendo os seguintes pontos: o Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o Espaço África do Jardim Botânico, o Clube 28 de Setembro, a Praça Ruy Barbosa, a rua Barão de Jundiaí e outros pontos da área central do Município, finalizando em frente ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão.

No Espaço Expressa, os visitantes conhecem as instalações das antigas oficinas das estradas ferroviárias, a plataforma de desembarque e o Museu dos Ferroviários, conferindo a importância da população negra como mão de obra na construção e manutenção da ferrovia, tendo como pano de fundo as modificações das realidades sociais e econômicas no Município do final do século 19 e as movimentações dos trabalhadores na luta pela garantia de direitos.

Na sequência, o segundo ponto é o Espaço África do Jardim Botânico, onde os visitantes conhecem o canteiro com ervas aromáticas e os pés de baobás, que simbolizam o continente africano.

A terceira etapa da visita é no Clube Beneficente, Cultural e Recreativo 28 de Setembro, fundado em 1897 e o primeiro patrimônio imaterial registrado no Município, no Livro de Lugares do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC. No local, os visitantes conhecem o Salão de Festas Benedito de Paula e mais sobre a história de resistência e constituição do clube, bem como o Espaço Cultural Antônio Carlos Medeiros, galeria de fotos com personalidades negras do Brasil e do Mundo.

Em seguida, a Rota segue com os visitantes por pontos da região Central. Nas praças Ruy Barbosa e Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), tomam conhecimento da história da igreja Nossa Senhora do Rosário, além de sua demolição e transferência de seu acervo para a igreja na rua Petronilha Antunes.

A visita é concluída em frente ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, ponto em que os visitantes ouvem relatos das vivências de Nhá Lau e Tia Custódia, mulheres escravizadas e que viveram até o início do século 20.

As cenas apresentadas em cada um dos pontos ficam a cargo de elenco com mais de 20 atores e atrizes, além da participação de Coletivos de Cultura Popular da região, sob dramaturgia de Flavia Tahína e direção artística de Vive Almeida.

Além de agendas abertas à comunidade em geral, conta com uma série de atividades formativas, por segmentos, como forma de gerar multiplicadores do tema. Entre os principais envolvidos desde o lançamento estão os servidores da Cultura, artistas e integrantes dos Conselhos Municipais vinculados à Unidade; os educadores e alunos da Emeb Professor Carlos Foot Guimarães (Jardim Santa Gertrudes), da escola estadual Cecília Rolemberg Porto Guelli (Vila Rio Branco), do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) e da Fatec Jundiaí; além do Comitê das Crianças.

Ficha técnica:

Direção: Vive Almeida

Dramaturgia: Flavia Tahína

Coreografias: Vanderlei Victorino

Elenco: Andreza Celestino, Angela Maurícia, Giovanni Joaquim, Gi Real, Graciele Savio, Josi Macedo, Kelly Cayres, Lisete Pecoraro, Luiz Rodrigues, Mario Rebouças, Maristela Demarchi, Rafael Lopes, Rafael Ambrosin, Rafael Viana, Raquel Medeia, Renata Silvestre, Rodrigo Monção, Stephanie Leite, Tiago Pinheiro, Vanderlei Victorino e Victoria Pequeno.

Coletivos de Cultura Popular: #PretaEU, Capoeira “Quem vem lá sou eu”, Coletivo Embaúba, Coco das Águas Doces e Baque Delas

Figurino: Karol Della Lastra

Figurino Rainha Africana: #PretaEU, Coletivo Embaúba e Coco das Águas Doces

Concepção de maquiagem e visagismo: Amanda Mantovani